mastruz
Erva que apresenta o caule ramificado e estendido sobre o solo. Suas folhas são bastante divididas e tem cheiro forte e desagradável. Suas flores são muito pequenas e de cor esbranquiçada. Reproduz-se por sementes e floresce no inverno. Cresce espontaneamente nas hortas e quintais das casas. Possui muitas propriedades mediciais. Para preparar medicamentos, usa-se as folhas, sementes e flores. Planta brasileira muito usada pelos índios e escravos no início da colonização.
COMO UTILIZAR O MASTRUÇO:
1º) Xarope: Coloca-se em uma vasilha as folhas com flores e sementes. Adicione água fervente e abafe por 10 minutos. Coe. Adicione açúcar e leve ao fogo novamente até dissolver. Tome uma colher de sopa três vezes ao dia. Este xarope combate a tosse, bronquite e anemia. Para crianças, usar a colher de chá como medida.
2º) Suco: Bater no liquidificador: mastruço, bálsamo, couve e um copo de leite. Tomar de manhã em jejum. Este suco é usado para curar gastrite, úlcera, anemia e reumatismo.
3º) Chá: A infusão feita com as folhas do mastruço serve para estimular o fígado e pâncreas. Tomar uma xícara do chá antes do almoço e jantar.
4º) Tintura: Para aliviar dores reumáticas, taumatismo e contusões. Uso externo.
A tintura tambem é anti-helmíntica (combate verminosoes).
Precauções - Embora muita gente não saiba,esta planta é venenosa. Só pode ser usada em poucas quantidades. Possui efeito abortivo. Em doses muito elevadas,pode levar à intoxicação ou morte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário