Seja na sua forma líquida, granulada ou pó, a lecitina de soja possuiu nutrientes essenciais que trazem benefícios à saúde, contribuindo para a cura e prevenção de doenças, claro, sempre acompanhada de uma alimentação saudável e atividade física. Lembre-se que a lecitina não é um medicamento e sim um complemento alimentar.
A lecitina de soja contém vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Nutrientes como fósforo, potássio e vitamina E, são fornecidos em grande quantidade pela lecitina. Já os ácidos-graxos essenciais, conhecidos como ômega 6 e ômega 3, estão presentes na lecitina na relação ideal para o corpo humano, que é 1 parte de ômega 3 para 10 partes de ômega 6. Em relação ao já tão conhecido ômega 3, a lecitina garante 12% da dose diária recomendada em apenas 1 colher de sopa.
O fígado é um órgão do corpo humano responsável pelo metabolismo de digestão das gorduras, bem como pela excreção de compostos considerados tóxicos ao corpo, como o álcool. O mecanismo de digestão da gordura passa por uma etapa no fígado que tem a função de fragmentar as moléculas de gordura para facilitar a digestão. Se a gordura não é fragmentada, há uma deposição no fígado, podendo resultar em graves doenças neste órgão. A lecitina de soja, com seu poder emulsificante, ajuda na fragmentação da gordura, aumentando a eficiência da digestão.
Quando um composto tóxico ao organismo (álcool, por exemplo) é levado ao fígado para excreção, o órgão usa seu mecanismo de digestão para expelir o composto, diminuindo a fragmentação das gorduras, e consequentemente aumento a deposição. A lecitina novamente entra em ação para fragmentar as gorduras, diminuindo sua deposição.
A colina é um nutriente essencial, pois não é sintetizado pelo corpo humano. Este composto é responsável pela síntese de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pelo bom funcionamento do cérebro. A colina está presente na lecitina de soja, um composto natural e isento de colesterol, diferentemente das fontes animais de colina, como carne vermelha e gema de ovo.
Alguns estudos confirmaram a presença de colina em doses até 100 vezes maior no leite materno, evidenciando que a colina é extremamente necessária na etapa da vida em que o desenvolvimento cerebral é acelerado.
Também é de conhecimento da comunidade científica que à partir de uma certa idade os indivíduos começam gradativamente a diminuir a atividade cerebral, como por exemplo, depois dos 50 anos de idade, em que foi verificado que mais de 50% das pessoas submetidas aos testes mostraram algum tipo de diminuição na atividade cerebral. Para compensar esta perda, um suplemento de até 550mg de colina por dia é sugerido pelo FDA (Food and Drug Administration).
É bom saber que as lecitinas granuladas e pó, possuem em torno de 50% mais colina do que a lecitina líquida, sem maiores diferenças em relação aos outros compostos.
Uso Culinário:
A lecitina não precisa ser apenas ingerida como um suplemento em líquidos ou frutas. Ela pode ser adicionada a receitas, substituindo a gema do ovo. Dessa forma você terá uma receita mais saudável, com menos colesterol além de uma textura mais macia e durabilidade maior. Experimente usar a lecitina no bolo, pão, sopas e até em carnes cozidas. Você verificará que o óleo sobrenadante geralmente presente nesse tipo de preparação sumirá.
0 comentários:
Postar um comentário