domingo, 20 de junho de 2010 By: nonete

beterraba e seus beneficios


Segundo uma pesquisa britânica publicada na revista online especializada ”Hypertension” (abril de 2008), o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão sanguínea significativamente"Segundo a cultura popular, tem sido atribuída a beterraba poderes analgésicos. Embora até hoje, alguns terapeutas naturais a recomendem para prevenir e reduzir risco de cânceres e favorecer o fortalecimento do sistema imunológico, bem como sugerir que o suco da beterraba crua pode acelerar a convalescença, não existe comprovação científica de que proporcione esses benefícios, embora seja considerada uma fonte alimentar razoavelmente nutritiva.

A beterraba é um vegetal bastante versátil podendo ser servida como acompanhamento, usada em conserva, salada, condimento ou como ingrediente principal no”borscht” – uma sopa fria de verão, popular no leste europeu, especialmente na Rússia e na Romênia.

As folhas da beterraba, consideradas as partes mais nutritivas do vegetal, podem ser cozidas e servidas da mesma forma que o espinafre ou a acelga. As beterrabas também poderão ser servidas como picles (conservas preparada com vinagre, caseiras ou industrializadas). Alguns nutrientes se perdem nesse processo, mas o gosto doce da beterraba permanece. As beterrabas mais saborosas são as pequenas, com folhas ainda presas ao caule. A melhor maneira de cozinhar as raízes da beterraba é fervê-la com casca, pois assim a maior parte dos nutrientes e a cor vermelha permanecerão. Depois que esfriarem, as cascas sairão mais facilmente e a raiz poderá ser fatiada, ralada ou poderá ser transformada em purê.

As beterrabas, além apresentarem um baixo valor calórico são fontes de minerais e vitaminas principalmente minerais como potássio, cálcio, ferro e vitaminas como o beta-caroteno, folato e vitamina C. Meio copo de beterraba contém aproximadamente 45 microgramas de folato, cerca de um quarto da IDR (Ingestão Dietética Recomendada), e 5mg de vitamina C. Suas folhas, se ingeridas tenras e verde, são mais nutritivas: 1 copo fornece 35mg de vitamina C – mais da metade da IDR para adultos, 720 equivalente de retinol de vitamina A, 160mg de cálcio, 2,5mg de ferro e 1.300mg de potássio. Recentemente estudos, têm mostrado que além de seu valor nutricional, o suco de beterraba pode ser considerado um aliado na redução da pressão sanguínea.

Pesquisa

Segundo uma pesquisa britânica publicada na revista online especializada ”Hypertension” (abril de 2008), o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão sanguínea significativamente. Aparentemente, esse efeito é atribuído à substância chave nitrato, também encontrado em vegetais verde-escuros e folhosos.

Os pesquisadores concluíram que, em voluntários saudáveis hipertensos, a pressão arterial diminuiu uma hora depois do consumo do suco, mas o efeito foi ainda mais forte depois de três a quatro horas, e continuou a ser sentido até 24 horas depois do consumo da bebida. O estudo em conjunto da
Queens University e da Universidade de Exeter poderão abrir caminho para um tratamento de baixo custo contra a pressão alta.

Anteriormente, os benefícios das dietas ricas em frutas e legumes eram atribuídos ao seu alto conteúdo de vitaminas antioxidantes, hoje atribui–se também esse benefício à presença do nitrito. Os pesquisadores mostraram que o nitrato presente no suco é convertido em nitrito na saliva, por bactérias presentes na língua. Esta saliva contendo nitrito é engolida, e no ambiente ácido do estômago ela é ou convertida em óxido nítrico, ou reinserida na circulação como nitrito. O ápice da redução da pressão arterial coincidiu com o ápice dos níveis de nitrito na circulação.

A redução da pressão, no entanto, não foi observada em um segundo grupo de voluntários, que não engoliu a saliva enquanto bebia o suco, ou durante as três horas seguintes. Estatísticas hoje mostram que mais de 25% da população mundial é hipertensa e há estimativas de que este número poderá chegar a 29% até 2025. A hipertensão é apontada como causa de cerca de 50% dos problemas cardíacos e aproximadamente 75% dos derrames. “Nossa pesquisa sugere que beber suco de beterraba, ou consumir outros vegetais ricos em nitrito, pode ser uma maneira simples de manter um sistema cardiovascular saudável, e pode vir a ser mais uma forma de combater a pressão alta”, disse a médica Amrita Ahluwalia, envolvida no estudo.

O professor Graham McGregor, da
British Hypertension Society, descreveu a pesquisa como “interessante”. Segundo ele, “Isso mostra que o suco de beterraba abaixa a pressão a curto prazo em voluntários com pressão sanguínea normal”. “Agora precisamos de pesquisas para ver se ele tem efeito sobre pessoas que apresentam pressão alta há um longo período de tempo”.

0 comentários:

Postar um comentário