segunda-feira, 21 de junho de 2010 0 comentários By: nonete

maçã e seus beneficios


Vermelha e caramelada, ela representa o amor. A maçã remete aos tempos de Adão e Eva, mas o que pesquisas atuais apontam é que o verdadeiro pecado seria deixar de comê-la. No suco, no forno ou na torta, a fruta pode propiciar benefícios à saúde se consumida com regularidade.

O grande poder da maçã está em um fitonutriente, a quercitina, com alto poder antioxidante. Tem vitaminas A, B1, B2, niacina, C e sais minerais, especialmente potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, sódio, silício e ferro. Contém 85% de água e 63,20 calorias em cem gramas.

Pelas pesquisas feitas até agora, os benefícios são muitos. A pessoa que come pelo menos cinco maçãs por semana respiraria melhor. Em recente estudo realizado por pesquisadores britânicos, homens que comeram quase uma maçã por dia tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluíram a fruta do cardápio. Pela sua propriedade antioxidante, a maçã retardaria o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservariam as células.

A quercitina (o maior representante dos flavonóides da maçã, um forte antioxidante) faz com que a pessoa que come maçã tenha menos doenças cerebrovasculares. O suco de maçã seria capaz de inibir a oxidação da LDL (o colesterol ruim que se deposita na parede das artérias). Pesquisadores norte-americanos analisaram seis sucos de maçã comerciais e extratos de suco de maçã frescas. Embora houvesse variação nos níveis de concentração de fitoquímicos (flavonóides), tanto os sucos como os extratos naturais diminuíram o LDL, impedindo que se depositasse nos vasos. Além disso, a maçã é apontada como preventiva do câncer de fígado, cólon e próstata.

Segundo a nutricionista Neide Maria Bruscato, do Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a maçã deve ser comida com casca, pois é nela que está concentrada a maior quantidade de nutrientes e substâncias ativas da fruta: ‘‘É na casca, por exemplo, que se concentram os flavonóides e os polifenóis, antioxidantes capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres (moléculas de oxigênio prejudiciais à saúde). Com isso, retardam o envelhecimento e protegem o organismo de doenças como o câncer no aparelho digestivo.

Com tantos benefícios, o grande pecado seria não comer maç
Benefícios da maçã Confira o que os principais componentes da maçã podem oferecer ao organismoPectina
Fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas juntamente com as fezes e ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Auxilia no tratamento da diarréia, pois a pectina promove a proteção da mucosa intestinal
São adstringentes e antiinflamatóri

Ácido málico
Tem efeito alcalinizante (antiácido) no sangue e nos tecidos. Depurativo do sangue, elimina detritos provenientes do metabolismo

Flavonóides
São antioxidantes encontrados em vários alimentos de origem vegeta

É boa para o cérebro, pois contém ácido fosfórico em forma facilmente digestivo

Contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão e previne e infecção da garganta Depurativo do sangue, por conter ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo
Limpeza do trato vocal, boca e faringe, por sua propriedade adstringente. Favorece uma voz com melhor ressonância .Diabéticos podem comer maçã porque seu açúcar, a frutose, é absorvido lentamente pela corrente sangüínea Boa para prevenir ou manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão de uma maçã por dia. Isso se deve ao alto teor de pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol no sangue. Encontrada especialmente na casca

Uma maçã por dia ajuda a respirar melhor, combate câncer de pulmão, digestivo e de fígado, e também previne doenças cardiovasculares

Fonte: Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da




Uma maçã por dia ajuda a respirar melhor, combate câncer de pulmão, digestivo e de fígado, e também previne doenças cardiovasculares

Fonte: Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da

tomate e seus beneficios



Tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero e ter funções que podem ser administradas como remédios.

Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.

Favore o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos. No caso de queimaduras de Sol, o suco de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos. Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.

O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por chá de tomateiro, pois este chá tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais.

Para preparar a infusão de tomateiro utilize:

- 2 colheres de sopa das folhas de tomateiro fatiadas
- 2copos de água fervente
- Deixe em infusão por 15 minutos, abafado.
- Ainda morno, filtre e beba 3 xícaras deste chá ao dia.

No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado de duas maneiras:

1 - Coma um tomate bem maduro todos os dias 30 minutos antes das refeições.

2 - Faça uma máscara utilizando:
- 1 tomate bem maduro triturado
- 1 colher de sopa de yogurte natural
- Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.

* Estas orientações não dispensam sua visita regular ao médico.

repolho e seus beneficios um santo remédio


Esta hortaliça crua é uma ótima fonte de vitaminas A e C.

A vitamina A é indispensável à boa visão, pele e mucosas, auxilia no crescimento e formação dos dentes e, evita infecções.

A vitamina C, por sua vez, é necessária ao desenvolvimento dos ossos e dentes e aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Também age contra as infecções, hemorragias e o envelhecimento precoce, mas é conhecida, principalmente, por combater gripes e resfriados e outras doenças mais sérias, como a pneumonia e a anemia secundária.

O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado. Em cataplasma as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos.

E o repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras Coração saudável - O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. Seu grande poder — lembra-se? — é o de afastar o risco de infarto. O repolho branco, desbotadinho, não contém essas substâncias.
2 Bom para os olhos - O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, aquela que previne males como a catarata. Homens precisam de 900 microgramas e mulheres, de 700.Branco 6,3 microgramasRoxo 2 microgramas
3 Longe das infecções - Aposte no roxo e dê uma força ao sistema imune. Ele contém mais vitamina C. A recomendação diária é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres. Roxo 28 miligramasBranco 16 miligramas
4 Afaste os tumores - O repolho branco tem mais ácido fólico, uma vitamina que ajuda a diminuir o risco do câncer. Branco 28 microgramasRoxo 13 microgramas
5 Pele bonita - O selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável, aparece mais no repolho roxo. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas.Roxo 3,5 microgramasBranco 1 micrograma
6 Mais vigor - O repolho branco tem mais potássio, um mineral que fortalece os músculos. A recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos.Branco 123 miligramasRoxo 103 miligramas
7 Esqueleto - em diaO roxo tem o dobro de fósforo, essencial para os ossos. Homens e mulheres precisam de 700 miligramas diários.
O repolho é uma dos vegetais mais antigos usado na alimentação e continua sem um alimento barato e popular. Repolho era conhecido pelos antigos gregos e romanos, tendo importância medicinal. Na medicina tradicional européia, o repolho era usado para tratar inflamação aguda. Repolho é de fácil cultivo, tolera o frio, e é bom para armazenar. Repolho é uma ótima fonte de vitamina C e contém quantidades significativas de glutamina, um aminoácio que tem propriedades anti-inflamatórias.
domingo, 20 de junho de 2010 0 comentários By: nonete

cebola e seus beneficios



"Entre quem come o equivalente a uma cebola durante a semana, a probabilidade de desenvolver um câncer qualquer chega a ser 14% menor", revela em entrevista à SAÚDE! a pesquisadora Carlotta Galeone, que, com seus colegas do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, avaliou ficha médica por ficha médica de centenas de voluntários, divididos, é claro, em duas turmas — a dos avessos à cebola e a dos que encaravam comê-la crua. Não foi por acaso que fizeram a comparação. Eles queriam avaliar os benefícios da hortaliça para a saúde, uma vez que a cozinha de seu país usa e abusa do ingrediente.

Já existiam, é bem verdade, estudos ligando seu consumo à diminuição do risco de tumores de estômago, intestino e próstata. Os cientistas de Milão, porém, expandiram essa visão. Na sua amostragem, não só esses, mas todo tipo de tumor era mais comum no primeiro grupo — o dos sem-cebola.

Outra descoberta dos italianos: a proteção parece ser proporcional às porções ingeridas. Assim, duas cebolas semanais são suficientes para derrubar em 56% o perigo do câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins. E aqueles que comem com gosto muitos anéis distribuídos pela salada do almoço e do jantar, em quantidade correspondente a uma cebola inteirinha por dia, estão ainda mais resguardados. "Aí, as chances de câncer colorretal são 56% menores e o de boca, 88%", assegura Carlotta. E não foi só isso o que a ciência confirmou nos últimos tempos.

Sabe-se que a cebola dificulta a ação das bactérias, inclusive as causadoras da cárie e dos distúrbios gástricos, além de atuar contra fungos que provocam micoses, amenizar os sintomas da asma, combater inflamações e diminuir os riscos de trombose e aterosclerose. Um dos últimos trabalhos reafirmando essas qualidades é assinado pelo Ministério da Agricultura do governo da Austrália. Porcos com dieta rica em gorduras tiveram seus índices de triglicérides reduzidos em 15% quando a cebola foi incluída no cardápio.



O próximo passo, agora, é descobrir qual seria a melhor cebola para uma vida mais longa e saudável. Ora, são mais de 600 espécies! À primeira vista todas são parecidas do ponto de vista nutricional, reunindo numa só rodela cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas do complexo B — principalmente B1 e B2 — e vitamina C. Na prevenção de doenças, o poder de fogo dos membros da vasta família Alliaceae pode variar — ou nem tanto.

Apesar de consumirmos menos cebolas do que os italianos, nós, brasileiros, estamos acostumados ao seu paladar. A cebolinha verde, por exemplo, muito usada como tempero, é tida como um broto de cebola, quando é mais uma variedade dela. Cebola ou cebolinha, o bulbo pode ir para a panela ou para a saladeira — "assim como as folhas de algumas variedades", acrescenta Valter Rodrigues Oliveira, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças da Embrapa, com sede em Brasília. — "assim como as folhas de algumas variedades", acrescenta Valter Rodrigues Oliveira, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças da Embrapa, com sede em Brasília.

O médico Edson Credídio, que é diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, recomenda consumir o vegetal cru, já que o calor do cozimento ou da fritura destrói seus compostos benéficos. A Embrapa está desenvolvendo uma variedade de cebola isenta de substâncias que provocam choro e mau hálito, mas é provável que a novidade não produza tantos bons efeitos. Então, encare o bafo, o ardor e as lágrimas com alegria. Tudo pode ser uma questão de treinar o paladar para sabores picantes

beterraba e seus beneficios


Segundo uma pesquisa britânica publicada na revista online especializada ”Hypertension” (abril de 2008), o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão sanguínea significativamente"Segundo a cultura popular, tem sido atribuída a beterraba poderes analgésicos. Embora até hoje, alguns terapeutas naturais a recomendem para prevenir e reduzir risco de cânceres e favorecer o fortalecimento do sistema imunológico, bem como sugerir que o suco da beterraba crua pode acelerar a convalescença, não existe comprovação científica de que proporcione esses benefícios, embora seja considerada uma fonte alimentar razoavelmente nutritiva.

A beterraba é um vegetal bastante versátil podendo ser servida como acompanhamento, usada em conserva, salada, condimento ou como ingrediente principal no”borscht” – uma sopa fria de verão, popular no leste europeu, especialmente na Rússia e na Romênia.

As folhas da beterraba, consideradas as partes mais nutritivas do vegetal, podem ser cozidas e servidas da mesma forma que o espinafre ou a acelga. As beterrabas também poderão ser servidas como picles (conservas preparada com vinagre, caseiras ou industrializadas). Alguns nutrientes se perdem nesse processo, mas o gosto doce da beterraba permanece. As beterrabas mais saborosas são as pequenas, com folhas ainda presas ao caule. A melhor maneira de cozinhar as raízes da beterraba é fervê-la com casca, pois assim a maior parte dos nutrientes e a cor vermelha permanecerão. Depois que esfriarem, as cascas sairão mais facilmente e a raiz poderá ser fatiada, ralada ou poderá ser transformada em purê.

As beterrabas, além apresentarem um baixo valor calórico são fontes de minerais e vitaminas principalmente minerais como potássio, cálcio, ferro e vitaminas como o beta-caroteno, folato e vitamina C. Meio copo de beterraba contém aproximadamente 45 microgramas de folato, cerca de um quarto da IDR (Ingestão Dietética Recomendada), e 5mg de vitamina C. Suas folhas, se ingeridas tenras e verde, são mais nutritivas: 1 copo fornece 35mg de vitamina C – mais da metade da IDR para adultos, 720 equivalente de retinol de vitamina A, 160mg de cálcio, 2,5mg de ferro e 1.300mg de potássio. Recentemente estudos, têm mostrado que além de seu valor nutricional, o suco de beterraba pode ser considerado um aliado na redução da pressão sanguínea.

Pesquisa

Segundo uma pesquisa britânica publicada na revista online especializada ”Hypertension” (abril de 2008), o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão sanguínea significativamente. Aparentemente, esse efeito é atribuído à substância chave nitrato, também encontrado em vegetais verde-escuros e folhosos.

Os pesquisadores concluíram que, em voluntários saudáveis hipertensos, a pressão arterial diminuiu uma hora depois do consumo do suco, mas o efeito foi ainda mais forte depois de três a quatro horas, e continuou a ser sentido até 24 horas depois do consumo da bebida. O estudo em conjunto da
Queens University e da Universidade de Exeter poderão abrir caminho para um tratamento de baixo custo contra a pressão alta.

Anteriormente, os benefícios das dietas ricas em frutas e legumes eram atribuídos ao seu alto conteúdo de vitaminas antioxidantes, hoje atribui–se também esse benefício à presença do nitrito. Os pesquisadores mostraram que o nitrato presente no suco é convertido em nitrito na saliva, por bactérias presentes na língua. Esta saliva contendo nitrito é engolida, e no ambiente ácido do estômago ela é ou convertida em óxido nítrico, ou reinserida na circulação como nitrito. O ápice da redução da pressão arterial coincidiu com o ápice dos níveis de nitrito na circulação.

A redução da pressão, no entanto, não foi observada em um segundo grupo de voluntários, que não engoliu a saliva enquanto bebia o suco, ou durante as três horas seguintes. Estatísticas hoje mostram que mais de 25% da população mundial é hipertensa e há estimativas de que este número poderá chegar a 29% até 2025. A hipertensão é apontada como causa de cerca de 50% dos problemas cardíacos e aproximadamente 75% dos derrames. “Nossa pesquisa sugere que beber suco de beterraba, ou consumir outros vegetais ricos em nitrito, pode ser uma maneira simples de manter um sistema cardiovascular saudável, e pode vir a ser mais uma forma de combater a pressão alta”, disse a médica Amrita Ahluwalia, envolvida no estudo.

O professor Graham McGregor, da
British Hypertension Society, descreveu a pesquisa como “interessante”. Segundo ele, “Isso mostra que o suco de beterraba abaixa a pressão a curto prazo em voluntários com pressão sanguínea normal”. “Agora precisamos de pesquisas para ver se ele tem efeito sobre pessoas que apresentam pressão alta há um longo período de tempo”.

soja e seus beneficios


Excelente fonte de proteínas, fibras, minerais e ácidos graxos, a soja é considerada a mãe dos alimentos funcionais, pois é a mais antiga e uma das mais completas leguminosas. Os alimentos funcionais são aqueles capazes de trazer benefícios em longo prazo à saúde humana. “As pessoas que baseiam a alimentação em alimentos funcionais, como a soja, fibras, probióticos e flavonóides, terão menos chances de desenvolver doenças no futuro”, explica o nutrólogo, professor e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho.

O grão de soja é composto por 36% de proteína, 15% de fibras, 15% de mono e oligosacarídeos, 18% de óleos e o restante de outros nutrientes. A proteína da soja é excelente, pois fornece os aminoácidos essenciais à saúde humana. Por isso, a soja é considerada um alimento tão rico como o de origem animal, como a ovos e carnes. “Outra vantagem da soja é sua versatilidade, capaz de enriquecer a dieta dos brasileiros com inúmeras preparações e ingredientes”, explica o nutrólogo da Abran e pós-graduado pela Unicamp, Edson Credidio.

Vários estudos científicos e epidemiológicos comprovam a ação da soja na prevenção de doenças crônicas, como problemas no coração, alguns tipos de câncer, sintomas da menopausa, entre outros.

Coração
Um das principais propriedades da soja é ajudar no controle do colesterol. O consumo de soja faz com que os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, diminua. Além disso, estudos mostram que a soja propicia um pequeno aumento dos níveis de HDL, conhecido como bom colesterol.
O próprio FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano regulador de drogas e alimentos, reconheceu o poder da soja no controle de problemas cardiovasculares. Desde 1999, o órgão autorizou o uso de uma Alegação de Saúde, uma espécie de indicação, nos rótulos de alimentos que contém 25 gramas de proteína de soja, associando o consumo do nutriente à redução de doenças cardíacas.

Câncer
Outro benefício proporcionado pela soja é a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon. A baixa incidência de câncer de próstata e de mama entre as populações orientais é atribuída ao alto consumo de soja nesses países. De acordo com a American Cancer Society (Sociedade Americana de Cancerologia), uma a cada oito mulheres norte-americanas sofre de câncer de mama e um a cada cinco homens norte-americanos apresenta câncer de próstata. Em países asiáticos, a taxa destes tipos de câncer é de cinco a oito vezes mais baixa.

Menopausa
As mulheres, além de se prevenirem contra o câncer, têm mais motivos para consumir a soja com freqüência. As isoflavonas, presentes nas proteínas da soja, ajudam a preservar a massa óssea, prevenindo a osteoporose, e reduzindo os sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor.
As isoflavonas são substâncias fitoestrogênicas, pois apresentam semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos. Elas agem ligando-se aos receptores de estrógeno e promovem ações semelhantes ao hormônio sintetizado pelo próprio organismo. Dessa maneira, a isoflavona pode ser usada durante a menopausa, como uma terapia alternativa à reposição hormonal.

oleo de oliva virgem cru e alho


niciei o tratamento em 21/04/03, em 02 meses eu emagreci 5400 kg e no dia
23/06/03 voltei na minha Endocrinologista e ela boquiaberta me informou que
teria que alterar a dosagem do meu remédio para o Hipotireoidismo, pois a
coisa reverteu. Meu TSH que era 8,20....baixou para 0,09 quando a taxa
considerada normal, em um organismo que a tireóide funciona normal vai de
0,27 a 4,20 .

Não utilizo mais os remédios de Hipertensão...porque já não são mais
necessários. Em síntese...estou muito feliz com esse processo todo. E
pretendo continuar com o uso, meu principal problema é seguir com somente a
medida indicada... porque adoro alho e azeite de oliva!!!!

Repasso mais uma dica para pessoas que tem problemas com Colesterol e
Pressão alta.
Essa informação é do Professor Dias, membro do nosso grupo, mas um pouco
''tímido'' nas mensagens para a lista. Segue abaixo:

"Há dez meses atrás meu coração estava cansado segundo o Cardiologista. Fez
eletro, chapa de tórax, exame de sangue. Nessa época estava com derrame de
sangue na vista e cego do olho esquerdo. Li na internet as propriedades do
azeite virgem e do alho. Comi alho e azeite de oliva por dez meses, todas as
noites, à base de 1 dente /20 quilos de peso. Há 15 dias fui de novo ao
Cardiologista. Coração forte, fez eletro, chapa de torax e exame de
sangue.Vindos os resultados o médico de seguro de saúde me segurou mais do
que 30 minutos para explicar o que foi que fiz. Vista perfeita, coração
forte, artéria aorta retificada (estava sinuosa), área cardíaca, pulmonar e
vias respiratórias normais, ácido úrico baixo, glicemia baixa, triglicérides
baixo, colesterol baixo, THC da tireóide baixo."

Receita do Dia Azeite virgem de oliveira, primeira espremedura a frio.
- Cicatrizante. Antiinflamatório. Baixa o Colesterol e os Triglicérides
quando se evita outras gorduras e o açúcar refinado.
Uso no mínimo durante 90 dias para que se sinta ótimos resultados. Dosagem:
1 a 2 colheres de sopa ao dia. Alho- dosagem : 1 dente de alho roxo a cada
20 quilos de peso ao dia. Pode ser tomado engolindo-se inteiro, crú, como
pílula. Ex. Pessoas com oitenta quilos, 4 dentes de alho ao dia,
espaçando-se um a cada refeição. Impede Trombose. Facilita a circulação em
artérias e arteríolas, melhorando o funcionamento de todos os órgãos. É
Antibiótico contra virus e bactérias.
Limpa as vias respiratórias. Em três meses caem todas as berrugas.
Desaparecem as gripes e os resfriados.
A associação de alho crú esmagado com azeite, curando-se o macerado por pelo
menos 2 horas antes de usar, pode ser tomado vertendo-se um caldo (carne,
ou, galinha, ou, legumes) bem quente sobre a mistura e picando-se pão, novo
ou velho de preferência o integral. Deixa-se esfriar a sopa de pão e deve-se
tomar
morna. É um alimento energético a ser tomado à noite por ser calmante,
proporciona um sono profundo e reparador, afora todas as propriedades
citadas anteriormente.
Indicado principalmente para crianças e idosos. O azeite atenua o cheiro e o
gosto do alho e não deixa bafo halitoso no dia seguinte. Neste caso pode-se
esmagar o alho como dose única, um dente de alho para 20 quilos de peso,
miao azeite. Normaliza a pressão em menos do que 30 dias. Como
melhora a circulação em geral, melhora todos os órgãos internos, o que é
evidente em Diabéticos, pois estabiliza em 30 dias os casos menos graves.

500 ml. de azeite La Espanhola custa 12,00 reais. 500 gr. de alho pode
custar 5,00 reais. Essa quantidade dá para 15 dias ou mais.
Economiza-se na farmácia, além de servir como alimento e dá oportunidade de
aproveitar o pão velho. Damos preferência ao pão integral.
Previna-se contra qualquer tipo de gripe ou infecção tipo virótica.

alho e seus beneficios


Beneficios do Alho

é escelente pra abaixar a pressão arterial
Allium sativum é a sua designação em Latim e referimo-nos ao alho comum.
Regra geral quase todos nós utilizamos os dentes de alho na nossa alimentação como tempero, a verdade é que ele tem mais propriedades agradáveis além do paladar.

Muito utilizado, desde a antiguidade, os estudos têm vindo a comprovar a sua real eficácia. Outrora as pessoas comiam ou engoliam dentes de alho, hoje já não é necessário – um dos benefícios da actualidade as cápsulas! – vieram evitar esse desconforto, mas sobretudo vieram aumentar a quantidade de óleo concentrado responsável pelos efeitos benéficos.

O Alho tem várias aplicações… e não só para afastar vampiros e criaturas dessas, mas sobretudo outros ” montros” mais reais! As bactérias, vermes, parasitas… Estes não atacam em noite de lua cheia mas também nos “sugam”

As aplicações do alho regra geral são as seguintes:

Antibiótica
Anti-inflamatória
Anti-microbiana
Anti-asmática
Anti-oxidante
Anti-cancerígeno
Protector cardiovascular

As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em:

Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, pressão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e próstata.

O Alho deve ser consumido cru, pois após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas. No caso das cápsulas, estamos a falar de extratos prensados a frio, macerações ou ainda alho envelhecido, que tem vindo a ser provado a sua eficácia e a ultrapassar as outras apresentações devido ao aumento da concentração das substâncias activas.
A nossa recomendação vai para 500 a 1000mg de óleo Alho por dia, como efeito protector ou 1 a 2 dentes crus e frescos por dia.

O seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica. Deve ser evitado se estiver a tomar drogas sintéticas, pode haver o risco de potenciar algumas. Suspender nos casos: se já teve algum sintoma alérgico após a sua ingestão, em grávidas, lactentes e crianças até quatro anos e em pré e pós operatótio pois tem efeito anti-plaquetário

cenoura e seus beneficios


A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.

É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.

O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.

Melhor comer crua, sem nenhuma manipulação, sendo excelente para fortalecer os dentes das crianças e adolescente, já o adulto, deve tomar cuidado, se não fortaleceu seus dentes na época correta.

A segunda opção é ralar, mas sempre na hora que vai comer, nada de guardar para mais tarde, a não ser em dias especiais, que pode temperar, mas tenha o cuidado de deixar na geladeira, pois enquanto ela está fechada, a cenoura está no escuro e não entra em contato com a circulação do ar.

Fazer sucos na centrífuga, pois a vitamina A, em contato com a luz, perde sua potencialidade, por isso não é aconselhável fazer o suco no liquidificador.

A maneira que aproveita menos os nutrientes é cozinhando, pois a fervura, principalmente demorada e o vapor, desintegram os nutrientes, sendo que o grelhado é o menos agressivo.

Armazenamento

A cenoura deve ser guardada em um recipiente preferencialmente escuro e hermeticamente fechado, para não perder os nutrientes, mas se isto não for possível, faz-se adaptações.

Ingira sempre a cenoura fresca, o ideal seria a colhida na hora e aquela que não recebeu agrotóxico.

Suas folhas são nutritivas e muito úteis, tanto na culinária, como no suco.

Aqui e ali, como cenoura.

Continuamos amanhã, a falar da cenoura (segunda parte).

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br

tudo sobre a citronela


O Óleo de Citronela e uma bom produto para ajudar no combate a dengue. É um repelente natural de insetos e naturalmente do mosquito da dengue.

Veja algumas receitas para ajudar a evitar que o mosquido da dengue chegue perto de você:

Ingredientes:

500 mls de Óleo de Citronela

500 mls de Óleo Mineral



100 mls Óleo de Semente de Uva ou de Amendoas

Como fazer: Pegue 500 mls de óleo mineral e adicione 50 mls de óleo de citronela e 50 mls de óleo de amendoas ou de semente de uva. Passe nos braços e pernas que isso vai manter o mosquito longe. Além disso ainda este tipo de óleo serve como um hidratante para sua pele.

Dentro de casa: Pingue umas 10 gotas de óleo de citronela em um difusor ou umas 30 gotas em um potinho com cerragem ou folhinhas secas e deixe na mesa. O cheiro vai fazer com que os mosquitos se afastem do local.

No Jardim: Plante mudas do citronela no seu jardim que também vai ajudar. As mudas você encontra em casas de jardinagem ou procure com visinhos que tenham jardins grandes que geralmente tem um pé de citronela. É tipo um capim que dá em touceiras, é só arrancar uma muda e plantar. É muito importante não deixar nada que acumule água no seu jardim para que o mosquito não deixe suas larvas.

Velas artesanais: Com parafina, pavio, forminha e essência de citronela faça pequenas velas e a noite queime que o aroma que sai da queima tamém é um repelente de mosquitos.

Desodorizador: Misture 20 mls de óleo de citronela em 100 mls de veículo para perfumaria e coloque em um spray para pulvelizar sua casa. (pode fazer mais forte ou mais fraco adicionando mais ou menos óleo)

O Óleo de citronela e os outros produtos você enconta na: Essenciaz.com.br

tudo sobre a citronela


Nome popular: Capim-limão, Capim-cidreira, Erva-cidreira, Capim-santo.

Nome científico: Cymbopogon citratus (DC) Stapf.

Família: Poaceae (Graminae)

Propriedades: Antimicrobiana, calmante, espasmolítica (reduz contrações musculares involuntárias), analgésica (reduz a dor), febrífugo (combate a febre), sudorífico (faz suar), diurético (faz urinar), estimulante estomacal.

Características: Erva cespitosa, quase sem caule, com folhas aromáticas, que quando recém amassadas exalam cheiro de limão. O surgimento de flores é raro em nossa região.

Cultivada em quase todos os países tropicais, tanto para fins industriais como em hortas caseiras para uso em medicina tradicional. É facilmente confundido com a citronela, que possui formato e odor semelhantes, mas a citronela é utilizada para se extrair óleos essenciais que repelem insetos.

Parte usada: Folhas.

Usos: Seu uso é largamente difundido em todo o país na forma de chá, possuindo aroma e sabor agradáveis, que possui ação calmante e espasmolítica (reduz contrações musculares involuntárias) suaves. Contém um pouco menos que 0,5% de óleo essencial, que tem atividade antimicrobiana, e é formado principalmente por citral, ao qual se atribui a atividade calmante e espasmolítica (reduz contrações musculares involuntárias). Possui também um pouco de mirceno, princípio ativo de ação analgésica. Sua produção industrial é utilizada na produção de aromatizantes e na síntese de vitamina A.

Forma de uso / dosagem indicada: O seu chá deve ser do tipo abafado e preparado de preferência com folhas frescas, que tem um sabor mais agradável. É empregado para pequenas crises de cólicas uterinas e intestinais, bem como no tratamento do nervosismo e estados de intranqüilidade, farmacologicamente comprovados.

Outra forma de preparo, que possui os mesmos efeitos do chá é o refresco preparado com 40 folhas cortadas em pequenos pedaços e trituradas em pequenos pedaços em liquidificador juntamente com o suco de 4 ou 6 limões, em 1 litro de água. Coe essa mistura em peneira fina, sem deixar passar partículas da planta, para que não cause lesões internas. Adoce e refrigere o suco.
Não há ação tóxica, mesmo quando ingerido várias vezes ao dia.

Cultivo: Para novo plantio os perfilhos devem ser retirados em grupos de 3, uma vez por ano, e replantados com espaçamento de 50 x 80 cm. Permite até 4 cortes por ano.

Referências bibliográficas:
Lorenzi, H. et al. 2002. Plantas Medicinais no Brasil.
Vieira, L. S. 1992. Fitoterapia da Amazônia

vinagre de maçã e seus beneficios


Vinagre para temperar, esterilizar, amaciar, neutralizar odor.
Mais que dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir o orçamento doméstico.
A engenheira química Wilma Spinosa defende essa idéia.


Ela revela que na Europa o consumo por pessoa situa-se em 4 litros por ano e no Brasil em 0,6 litro por ano. Lá, o produto é utilizado na higienização de cachorros, na limpeza de carpetes e como conservante na indústria de alimentos.
"Eu mesma utilizo na limpeza diária e como amaciante de roupas; além de todas as aplicações, o vinagre é barato e diminui o custo da compra de produtos de limpeza."

Wilma Spinosa destaca a eficiência do ácido acético para limpar metais, cristais e avivar as cores das roupas. "Ele também pode ser usado para neutralizar odor em ambiente poluído por fumaça de cigarro".

Apesar de tantas utilidades, o Brasil consome pouco vinagre. "O brasileiro não tem esse hábito. Uma família de quatro pessoas consome apenas 750 ml por mês", informa.

Fonte: Jornal da Unicamp



Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra.
Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração.
Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia) e cálcio.





Origem
A palavra vinagre deriva do termo francês "vinaigre", que quer dizer "vinho azedo".

A produção do vinagre envolve dois tipos de alterações bioquímicas:

1 - uma fermentação alcoólica de um carboidrato;

2 - uma oxidação do álcool até ácido acético.

-Existem diversos tipos de vinagres produzidos dependendo do tipo de material usado na fermentação alcoólica (sucos de frutas, xaropes contendo amiláceos hidrolisados).








Propriedades curativas


Atenção

Nós do

FazFacil recomendamos !
Cada pessoa tem necessidades e reações diferentes.
Portanto, antes de qualquer dieta ou Cura Mágica,
"procure seu médico"
e informe-se !
Não é de hoje que o povo faz sua própria medicina. A Natureza sempre foi a farmácia do homem e dos animais.

O homem primitivo e os animais confiavam no seu estoque de plantas para evitar ou curar moléstias, manter a saúde e vigor.
Mas, eles mudavam freqüentemente de lugar, e então, a farmácia da natureza tinha filiais por toda a parte.
Em qualquer lugar do mundo onde houvesse um doente, ele acharia nos campos e matas seus remédios, o material com que preparar chás e ungüentos.

O Doutor DC JARVIS, famoso médico naturalista norte-americano, e suas descobertas maravilhosas sobre o vinagre de maçã natural e a medicina popular do Vermont-USA.

A cura para uma série de males pode estar num dourado, singelo, mas poderoso líquido, que na maioria das vezes nos passa despercebido: o vinagre de maçã natural, aquele vinagre feito da maçã in natura, com um pouco de açúcar mascavo (para enriquecer com os seus nutrientes preciosos e dar um excelente aroma ao produto final) e água microfiltrada.
Um vinagre de maçã natural carregado de substâncias “vivas”, sem conservantes, essências ou corantes, não pasteurizado ou esterilizado, nutritivo e poderoso coadjuvante nos processos fisiológicos e bioquímicos do corpo.
O vinagre de maçã natural mantém essa tradição dos bons vinagres feitos naturalmente. Ele contém a mãe do vinagre.

A natureza faz sua oferta generosa de provisão de ácidos, nos oferecendo as muitas formas de obtê-los. O vinagre de maçã natural é talvez, a mais poderosa fonte de ácidos orgânicos naturais, enzimas e complexos multi-vitamínicos benéficos ao homem.

Na Roma antiga, por exemplo, as famosas legiões romanas sempre tomaram o cuidado de transportar o vinagre em odres, pois sabiam da importância dessa dieta ácida, a qual tornava os soldados fortes, resistentes, e imunes aos ataques das doenças e fadiga.
Hipócrates, o pai da medicina, recomendava o realinhamento dos corpos vertebrais para o perfeito funcionamento dos órgãos e dosagens de vinagre de maçã para manter a plenitude física, evitar doenças e rejuvenescer o corpo.
Havia citações correntes na época em Roma, que se referiam aos “homens bebedores de vinagre”, os quais eram imunes às doenças e pareciam não envelhecer.
Na China também era comum o uso do vinagre.

O vinagre de maçã natural constitui hoje uma alternativa maravilhosa para a manutenção da saúde, retarda o envelhecimento, provocado principalmente pelos radicais livres, favorece a longevidade e uma boa qualidade de vida. Atualmente, há dezenas de trabalhos e pesquisas cientificas em Universidades e centros de pesquisas americanos e Europeus sobre a atuação do vinagre de maçã natural no corpo humano.

Retornando aos vermonteses o doutor D.C. Jarvis , que se tornou querido pelo esforço de ir ao encontro das necessidades do povo, escrevendo livros de medicina popular, afirma em seu famoso livro, best seller, “ Folk Medicine – A Vermont Doctor's Guide to good Health” , que as enfermidades como: artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, arteriosclerose, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, diabetes, rinites, e outras doenças degenerativas, etc, têm a mesma origem: acúmulo de cálcio no sangue .

Em suas observações e experiências chegou a conclusões seguras e revolucionárias: começou verificando que as chaleiras onde se fervem água, formam com o tempo, dura camada no fundo – resultado da precipitação de sais, cloretos, etc., e que, essa crosta, sob o efeito de vinagre de maçã, se dissolve, deixando a chaleira como nova.
Igualmente comprovou que, mergulhando cascas de ovos em líquido de vinagre de maçã, estas se dissolvem lentamente.



Investigou ademais, que pessoas que usavam o vinagre de maçã, eram muito mais saudáveis que as demais, e pareciam imunes as enfermidades e apresentavam uma extraordinária resistência física. Observou, nessa mesma localidade do Vermont, pessoas com mais de noventa anos, algumas com mais de cem anos de idade, trabalhando nas roças horas a fio sem apresentar grandes esforços, demonstravam vigor, bom ânimo, uma bela postura e excelente formação óssea, e diziam não adoecer.
Desse modo, e por outras vias, o doutor Jarvis chegou à conclusão de que o mesmo sucede com o corpo humano quando se toma o vinagre de maçã natural com água e mel, já que ele possui a faculdade de dissolver o cálcio excedente acumulado no organismo, permitindo que, ao absorvê-lo, os ossos se tornem mais fortes, menos expostos às fraturas e, sobretudo, em condições de ajudar na formação de tecidos mais elásticos, flexíveis, em favor do rejuvenescimento.

Assim, o mencionado médico fundamentou sua teoria no seguinte: nosso sangue pode ser de formação ligeiramente ácida ou alcalina. Isso depende em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos.

Aponta ele outros motivos: diz, por exemplo, que o clima frio, favorece o aumento de alcalinidade do sangue; que as preocupações, o medo, a ira, bem como toda a atitude e comportamento emocional negativo têm o mesmo efeito. Desse modo, contribuímos para o aumento da alcalinidade sanguínea, desregulando o pH do sangue.

Uma reação do sangue excessivamente alcalina favorece a vida das bactérias perigosas. Elas vivem e proliferam num meio alcalino em torno de 7,2 a 7,8 na escala de pH.
Além dessa alcalinidade excessiva provocar depósitos de cristais endurecedores.
Dependendo da região do corpo onde estes cristais se alojarem provocarão no decorrer do tempo doenças ou disfunções correspondentes, se depositam nas juntas ou articulações, provocam a artrite, bursite, etc.

Por outro lado, recomenda o referido médico, a necessidade da atividade física prazerosa, pois aponta que o sedentarismo contribui para o aumento da alcalinidade ou o espessamento do sangue.
Diz, por exemplo, que é favorável que o sangue seja ligeiramente ácido, para que se torne mais fluídico e regue todo o organismo sem dificuldade alguma e não provoque precipitação de cálcio pelo corpo.

O consumo abundante de farinha de trigo refinada, açúcar refinado, carnes, enlatados, cremes, refrigerantes, doces, etc, são prejudiciais à saúde porque contribui para o aumento da alcanilidade; torna o sangue mais espesso e dificulta a circulação pelo sistema, aumentando a pressão arterial das veias e vasos, os quais com o tempo, vão se obstruindo e endurecendo, porque a alcanilidade favorece os depósitos de cálcio e de outras substâncias terrosas danosas ao sistema.

Afirma o doutor Jarvis que a grande maioria das doenças tem como veículo o próprio sangue impuro, que distribui e deposita constantemente substâncias mortais pelo sistema ao longo dos anos.

A purificação do sangue é de fundamental importância para reverter esse processo de endurecimento e envelhecimento precoce das várias estruturas moles do corpo e o secamento ou calcificação das articulações.

Em suas experiências, percebeu o valor extraordinário do vinagre de maçã natural no tratamento e prevenção de doenças, chegando a conclusões surpreendentes e esclarecedoras.
Notou a relação intima do potássio contido no vinagre de maçã natural com a saúde.
A medicina popular do Vermont sustenta que o potássio é o mais importante dos minerais – o mineral dos “deuses”.
O que o cálcio é para os ossos, o oxigênio para os pulmões, é o potássio para o sistema nervoso.
O potássio é tão necessário à vida de qualquer ser, que sem ele não haveria vida. Ele é a ponte bioquímica que atrai os nutrientes para dentro das células.
Esse mineral nunca é encontrado isolado, está sempre associado a um ácido: observou, por exemplo, que o cálcio é solúvel quando em contato com um ácido como o do vinagre de maçã.
Por outras vias concluiu então, que o cálcio se precipita em meio alcalino e se dissolve em meio ácido.
O cálcio excedente é um dos principais agentes endurecedores e obstrutores.

A literatura médica nos diz que toda a gama de reação fisiológica do líquido extracelular tende para a alcalinidade.
O sangue representa um quarto do líquido extracelular.
O sangue tem sempre uma reação alcalina.
Se esta alcalinidade for aumentada, ele engrossa e precipita os seus sólidos em pequenos flocos, formando os depósitos de cálcio.
As paredes dos pequeninos vasos arteriais permitem a passagem da parte fluídica do sangue, da mesma forma que a tinta passa através do mata-borrão.
Os pequeninos coágulos obstrui alguns capilares e, depois de algum tempo, há uma retenção de sangue, com o conseqüente aumento da pressão arterial e posteriormente deposição de cálcio e outras substâncias minerais.

Por outro lado, têm-se inúmeras provas de que o potássio controla o aproveitamento do cálcio no nosso organismo.

SAIBA MAIS

Vinagre de maçã natural
Tomando o vinagre de maçã natural carregado de potássio apressa-se a consolidação ou o fortalecimento de um osso fraturado ou desmineralizado.
A falta de potássio na dieta compromete a estatura dos indivíduos, sua ausência também provoca o enrijecimento da musculatura, das partes moles do corpo, os cabelos caem, a pele enruga, as unhas se quebram, as artérias se entopem e perdem sua elasticidade ou flexibilidade, e os ossos se desmineralizam e enfraquecem.

os beneficios do limão


O poder de cura do limão

O limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária.
Esta atitude se instalou pela suposição de que ele é agressivo para o estômago, que pode acidificar o sangue, descalcificar e enfraquecer o organismo... Ora, nada mais falso e oposto à realidade. Vejamos:
Propriedades
Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.
Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico - temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais "respeitável".
Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.
Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões (ver abaixo), aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.
Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.
É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.
Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.
Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.
Indicações de uso Interno
. Asma; Enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve erradicar-se os regimes hiperprotéicos)
. Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes
. Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites
. Fragilidade capilar; Dermatites várias, Prurido, Eczema e Despigmentação
. Hiperviscosidade sanguínea (fluidificante sanguíneo)
. Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.)
. Paludismo e Piorréia alvéolo dental
. Febres (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco)
. Gastrites, Dispepsias e Aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca do citrino)
. Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo
. Insuficiência hepática e pancreática; Icterícia e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso)
. Desinteria, Diarréias, Febre tifóide e Hemorróidas
. Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar)
. Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular
. Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto
. Astenia, Anemias e Desmineralizações (aumenta a capacidade imunológica)
. Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas (reequilibrante)
. Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão)
. Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas)
. Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses; embolias (preventivo)
. Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites
. Descalcificações, Linfatismo e Ascites
. Retenções urinárias e Litíase urinária e biliar
. Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos
Indicações de uso Externo
. Conjuntivites; Fortalecedor da visão (gota do suco utilizada como colírio) e Tonificante ocular (banhando os olhos, de manhã, ao levantar, com água acidulada por algumas gotas de limão)
. Cefaléias (neste caso, colocar compressas embebidas em sumo na fronte e nas têmporas)
. Febre do feno, Sinusites e Anginas
. Hemorragias nasais (epistaxis) e Otites
. Estomatites, Glossites, Aftas e Sifílides bucais
. Blefarites, Terçóis e Herpes
. Dermatoses (erupções, furúnculos, etc), Feridas infectadas e Picadas de insetos
. Verrugas, Seborréia facial, Tônico e adstringente facial
. Unhas quebradiças e Pés sensíveis (friccionar com sumo ou polpa)
. Queda do cabelo (fazer lavagens e fricções do couro cabeludo com o sumo puro)
. Tonificante corporal (juntando suco de limões espremidos à água do banho)
Composição
Entre os frutos conhecidos e disponíveis, é o que apresenta o mais elevado índice de radioatividade natural e benéfica (85%), sendo seguido pela uva moscatel ácida e pelo ananás (74%).
Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades. Todas são portadoras de uma enorme capacidade vitamínica e de dinamismo no nosso metabolismo interno.
- Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca e, vitamina A na polpa fresca e sumo.
- É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg/100gr de fruto), que joga um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, beneficiando, concomitantemente, o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.
- Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias.
- Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.
- Encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítricos e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.
- É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose.
- Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.
Tratamento Intensivo com o suco do Limão
Enumeramos, acima, muitos dos casos que se beneficiam com o uso regular do limão. No entanto, uma utilização intensiva é especialmente indicada nos reumatismos e doenças afins, na asma, enfisemas, doenças agudas, e afecções do sistema digestivo.
Começa-se o tratamento pela ingestão do suco de 1 limão puro sem adoçar. Vai-se aumentando a dose ao longo de 10 dias consecutivos, até chegar ao suco de 10 limões, distribuídos ao longo do dia, antes das refeições (10 a 20 minutos).
A partir do 10º dia decrescem as doses em equivalente proporção até chegar ao 19º dia, altura em que, tal como inicialmente, se deverá tomar o suco de apenas 1 limão.
Importante:
1) Convém, em seguida a cada toma, bochechar bem a boca com água pura, pois a acidez do limão pode atacar o esmalte dos dentes. Mas uma dica fantástica é ingerir o suco com CANUDINHO. Ele vai evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca por uns bons minutos.
2) Convém lavar as mãos com bastante água corrente imediatamente após seu manuseio com o limão, principalmente se você irá ter contato com o sol. Caso contrário você poderá ter manchas na pele.
3) Observar que este regime não é radical, sendo adaptável de acordo com as naturezas individuais e as circunstâncias específicas. Pode, com vantagem, observar-se no início da Primavera, do Outono ou do Inverno.
Estas recomendações não eliminam a consulta médica.
É importante lembrar que este é um tratamento alternativo, e não substitui um tratamento alopático e as recomendações médicas. Também não garante a cura (nem os alopáticos garantem), mas uma possibilidade de ajuda para o organismo, ao oferecer-lhe um espaço de purificação. O suco fresco do limão é um alimento altamente purificador e desintoxicante.
Um cuidado importante:
Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de se expor ao sol. Caso contrário irão se formar manchas escuras na pele.
De qualquer forma, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer nunca de usar o seu filtro solar.
Dicas de uso interno - USAR CANUDINHO
- Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, folhas de hortelã (ou outra erva aromática) e umas 6 uvas passa.
- Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, suco de 1 laranja e 1 colher de sobremesa de germe de trigo (ou farelo de aveia).
Dicas de uso externo
LOÇÃO REFRESCANTE
Suco (coado) de meio limão + 1 xícara de chá de água filtrada ou mineral
Esprema o limão, coe e adicione a água. Aplique no rosto com o auxílio de uma bolinha de algodão, evitando passá-la na área próxima aos olhos, para não ressecá-la.
Se o limão causar irritação à pele, aumente a quantidade de água para 2 xícaras.
MÁSCARAS PARA PELES MISTAS
1 clara de ovo + suco coado de meio limão
Bata a clara em neve e acrescente o suco do limão. Aplique nas áreas oleosas do rosto.
Ao mesmo tempo prepare: 1 colher de chá de gelatina incolor + ½ xícara de chá de água
Aqueça a água e dissolva a gelatina. Quando começar a endurecer, coloque com a ponta dos dedos nas áreas onde a pele estiver seca. Permaneça em repouso durante 30 minutos. Lave o rosto com água morna e depois borrife-o com água fria.
A mistura de clara de ovo com suco de limão aqui usada como máscara facial é indicada também para combater rugas.
CREME PARA ROSTO E MÃOS
1 limão + 2 xícaras de chá de água
Corte o limão ao meio. Cubra-o com a água e leve ao fogo brando em uma vasilha refratária ou de ágata. Quando o limão estiver macio, retire-o do fogo e bata com água fresca no liqüidificador.
Coloque em potes e guarde no refrigerador. Use nas mãos para amaciar e branquear, especialmente após ter lidado com sabões e detergentes ou depois de ter descascado legumes que mancham a pele. Para aplicar no rosto é aconselhável diluir em água na proporção de 1 colher (café) para ½ xícara de água morna.
CABELOS OLEOSOS
Bata no liqüidificador 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ copo de leite desnatado.
Passe essa mistura nos cabelos limpos. Massageie com a ponta dos dedos e enxágüe.
Dilua um punhado de sal grosso em 1 copo de água fria e passe nos cabelos molhados, friccionando o couro cabeludo com os dedos. Enxágüe.
SPRAY PARA CABELOS GORDUROSOS
Cozinhe 1 limão cortado ao meio em 2 xícaras de chá de água, numa vasilha refratária, até que ele fique bem macio.
Coe através de uma gaze. Adicione 1 gota de óleo essencial de lavanda. Guarde em uma embalagem de spray.
A vantagem no uso deste spray é que os cabelos adquirem maior volume sem, os riscos normalmente causados pelos aerossóis, que quase sempre contêm produtos químicos agressivos. O óleo de lavanda pode ser trocado pelo óleo essencial de limão.
QUEDA DE CABELOS
Parta 1 limão ao meio. Esfregue o seu suco em todo o couro cabeludo já lavado. Deixe por 20-30 minutos. Enxágüe com água abundante. Você ainda vai passar a ter os cabelos mais brilhantes e volumosos. Este tratamento poderá ser feito semanalmente.
Provavelmente o limão é a fruta mais conhecida e usada em todo o mundo. São tantas as suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.
Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se bebidas, sorvetes, molhos e doces, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática (óleo essencial), usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.
De suas flores preparam-se os florais.
Fácil de encontrar durante todo o ano, nas suas diversas variedades. Em geral todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e textura da casca, podendo ser lisa ou enrugada. Variam do verde escuro ao amarelo claro, passando pelo laranja do limão cravo.
As variedades de limão mais conhecidas são:
Limão Galego - pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.
Limão Siciliano - grande, de casca corrugada e grossa, porém menos suculento.
Limão Cravo - parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte.
Limão Taiti - de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.
Assim, no tratamento do limão poderá ser usada qualquer uma destas variedades, desde que fresca, e para quem pode, recém colhido do pé.
Não esquecer de lavá-los muito bem antes de cortar e espremer o suco. No caso de bater no liquidificador, descasque permitindo que fique um pouco daquela pele branca, rica em pectina, uma espécie de gelatina vegetal.
Quando falamos da Terapia de 20 dias do Limão, o mais indicado é o consumo do suco puro sem adoçar. Ocasionalmente, para pessoas que têm muita dificuldade, faço a sugestão de pequena diluição ou uma das dicas do Poder de Cura do Limão 2.
Entretanto, quando trata-se daquele consumo diário do limão (ideal), não se faz necessário tomar o suco dele puro, mas diluído com outros alimentos, como frutas e folhas, que vão agregar sabor e qualidade.
Mais 3 dicas de Sucos Desintoxicantes para uso interno
- Bater o suco fresco dos limões com várias folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1-2 laranjas lima. Entre os alimentos crus, a alface é um dos mais benéficos. Muito rica em triptanol que é uma substância antidepressiva e vaso dilatadora, ativa também a memória e combate a ansiedade e o stress.
- Bater o suco fresco dos limões com 1/2 copo de água geladinha, 1 maçã descascada e 1 colher de chá de sementes de linhaça. A maçã é um alimento refrescante, relaxante e rejunenescedor.
- Bater o suco fresco dos limões com 1 pêra descascada e 1-2 folhas de repolho. O repolho é também, um alimento fundamental, principalmente quando ingerido cru. Contém todos os minerais e vitaminas do Complexo B - essenciais para o fortalecimento dos dentes e dos ossos. Ele é um grande antibiótico, podendo tratar a pneumonia com o seu uso constante. O repolho era, na Idade Média, considerado o remédio dos pobres. O repolho cura úlcera, atua na redução do ácido clorídrico e, ao contrário do que muita gente pensa, se ingerido cru, não fermenta ou gera gases.

os beneficios da tanchagem


Nome popular: Tanchagem, plantagem.

Nome científico: Plantago major L.

Família: Plantaginaceae.

Origem: Europa.

Propriedades: Diurética (faz urinar), anti-diarréica, expectorante (elimina muco), hemostática (estanca sangue) e cicatrizante.

Características: Pequena erva bianual ou perene, de 20 a 30 cm de altura. Cresce espontaneamente em terrenos baldios e pomares da região sul do Brasil, onde é considerada planta daninha. É, contudo, na medicina caseira que é mais conhecida, cujo uso originou-se na Idade Média na Europa. Devido a suas quantidades de proteínas, açúcares, vitaminas e minerais, junto à baixíssima probabilidade de toxidez, suas folhas foram classificadas como alimentícias.

Parte usada: Folhas e flores.

Usos: No Brasil é considerada diurética (faz urinar), anti-diarréica, expectorante, hemostática (estanca sangue) e cicatrizante, sendo empregada contra infecções das vias respiratórias superiores, bronquite crônica e como auxiliar no tratamento de úlceras pépticas. Os indígenas das Guianas usam o decocto de suas flores em mistura com a erva-de-santa-maria (Chenopodium abrosioides), para tratar problemas menstruais. São também empregadas nesse país, tanto as flores como as sementes contra conjuntivite e irritações oculares devidas a traumatismos.

Forma de uso / dosagem indicada: A literatura etnofarmacológica recomenda tomar, em jejum, o chá de suas sementes, preparado adicionando-se água fervente em um copo contendo uma colher (de sopa) de sementes, e deixadas em maceração durante a noite como laxante e depurativo.

Contra afecções da pele (acnes e espinhas) faz-se aplicação localizada sobre a área afetada, com chumaço de algodão embebido em seu chá, preparado com 2 colheres (de sopa) de folhas picadas em 1 copo de água em fervura durante 15 minutos, adicionando-se 1 colher (de sopa) de mel.

Recomenda-se ainda a cataplasma de suas folhas amassadas e espalhadas sobre gaze, aplicada sobre feridas, queimaduras e picadas de insetos. Contra amigdalite, faringite, gengivite, estomatite, traqueíte e como desintoxificante das vias respiratórias de fumantes, é indicado fazer gargarejo de seu chá, 2 a 3 vezes ao dia, preparado adicionando-se água fervente a 1 xícara (de chá) contendo 2 colheres (de sopa) de folhas picadas. Nos países do Caribe esta planta é usada também no tratamento caseiro da hipertensão e de inflamações.

Cultivo: A planta multiplica-se exclusivamente por semente