Duas mil espécies de plantas pantaneiras já foram identificadas.
O Ministério da Saúde deu o primeiro passo para aumentar o número de remédios feitos à base de plantas medicinais e oferecê-los pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja o site do Jornal Nacional
Duas mil espécies de plantas pantaneiras já foram identificadas. Usar remédios naturais não é privilégio só de quem vive no mato.
Usar plantas medicinais é um hábito dos brasileiros. De Norte a Sul do país, tem sempre um mercado como com vários tipos de ervas. Muitas plantas foram pesquisadas. A ciência comprovou a presença de princípios ativos e a eficácia no tratamento de doenças.
O Ministério da Saúde anunciou uma lista com 71 nomes de plantas com interesse farmacêutico. Isso significa que se forem feitos remédios fitoterápicos, a base de plantas, o SUS pode torná-los disponíveis para a população.
“Nós chegamos a esse número de 71. Na realidade, é para tentar focar um pouquinho mais as pesquisas, concentrar as pesquisas nessas plantas”, diz a técnica do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde Kátia Torres.
A estimativa é de que duas mil plantas brasileiras sejam usadas como remédios naturais pela população.
Leia mais notícias de Brasil
0 comentários:
Postar um comentário