terça-feira, 22 de março de 2011 By: nonete

em caso de parto de emergência


Primeiros socorros:

1. Tente manter a calma e tranqüilize a mãe.

2. Lave bem a mãos com água e sabão. Se possível, use luvas de látex esterilizadas.

3. O local do parto deve ser uma superfície grande e plana, como uma cama ou uma mesa. Providencie boa iluminação e mantenha o ambiente aquecido. Cubra o local com um lençol ou toalhas limpos.

4. Retire as roupas que forem incômodas para a mãe. Apóie a cabeça e as costas da mãe com travesseiros. A mãe deverá ficar deitada de lado até o momento em que o bebê estiver quase pronto para nascer. No momento da expulsão, ela deve ficar deitada de costas, com os joelhos dobrados e separados. Se possível, coloque uma toalha ou cobertor dobrados sob o lado direito do quadril da mãe, para evitar que ela deite totalmente sobre suas costas.

5. Faça com que a mãe respire devagar e profundamente, principalmente durante as contrações.

6. Quando a cabeça do bebê aparecer, peça à mãe para prender a respiração e fazer força. Pressione suavemente o local abaixo da abertura vaginal durante cada contração. Essa pressão evitará que o bebê saia rápido demais. A outra mão, colocada contra a abertura vaginal e sobre a cabeça do bebê, ajudará a controlar a velocidade da saída da cabeça pela abertura.

7. À medida em que a cabeça do bebê for saindo, sustente-a com as mãos. Ela girará naturalmente para um lado.

8. Limpe a boca e o nariz do bebê com uma toalha seca (se houver disponível, é preferível usar uma bomba de sucção).

9. Se, durante o parto, o cordão umbilical estiver enrolado no pescoço, pegue-o com o dedo indicador e passe-o suavemente, mas de modo rápido sobre a cabeça do bebê. Não o corte. Se o cordão não deslizar sobre a cabeça do bebê, não se preocupe. Continue tentando tirar o resto do corpo do bebê.

10. Uma vez que a cabeça tenha saído, o resto do corpo do bebê geralmente sai rápido. Segure a cabeça e ombros do bebê à medida em que ele for saindo. Como os recém-nascidos são escorregadios, convém segurá-lo com uma toalha.

11. Se o bebê parecer entalado nos ombros, peça à mãe para fazer bastante força. Pressione, com as mãos, a área bem acima dos pelos pubianos na direção das costas. Pode-se também tentar levantar as pernas da mãe na direção do peito, mantendo os joelhos dobrados e separados.

12. Depois que o bebê tiver saído, segure-o, tendo sua cabeça e rosto para baixo com os pés mais altos do que a cabeça, de modo que os líquidos drenem. Depois que o bebê começar a chorar, limpe novamente o nariz e a boca com um pano limpo. O bebê pode ficar azulado, mas ficará rosado depois de alguns minutos, se estiver respirando bem.

13. Se o bebê não estiver respirando, coloque a cabeça mais baixo do que os pés e dê uns tapinhas na sola dos pés. Estimule rapidamente o bebê, esfregando suavemente suas costas. Se o bebê não começar a respirar em seguida, faça-lhe duas respirações rápidas (sopre suavemente no nariz e boca do bebê). Continue a estimular o bebê. Seque sua pele para evitar resfriamento. Sugue de novo, suavemente, o nariz e a boca do bebê para limpar as secreções, sangue e muco.

14. Se o bebê estiver respirando ou chorando, seque-o, envolvendo-o em toalhas secas, cobrindo-lhe a cabeça (não o rosto) para conservá-lo aquecido. Não lave o corpo e nem o rosto do bebê. Coloque-o sobre o peito da mãe (cuidado para não puxar o cordão umbilical).

15. Incentive a mãe a amamentar o bebê. Isso estimula as contrações uterinas que a mãe necessita para expelir a placenta.

16. Amarre um cadarço limpo ou um barbante grosso e limpo em volta do cordão umbilical, a uma distância de, no mínimo 10 cm do umbigo do bebê. Não use linha porque pode cortar o cordão umbilical. Não corte e nem puxe o cordão umbilical. É necessário amarrá-lo para evitar que o sangue do bebê continue circulando até a placenta.

17. A mãe continuará a ter contrações até expelir a placenta. Massageie o abdome da mãe para ajudar a contrair o útero e expelir a placenta. Coloque a placenta em um saco plástico e cuide para que chegue ao hospital juntamente com a mãe e o bebê.

18. Se a mãe apresentar hemorragia fora da vagina, devida a uma ruptura da pele, pressione diretamente com uma compressa de gaze esterilizada, um pedaço de pano ou uma toalha sanitária limpa, até que a hemorragia pare.

19. Uma vez expelida a placenta, massageie o abdome da mãe para estimular as contrações uterinas. Isso ajuda a controlar a hemorragia uterina. Continue a massagear o abdome, em intervalos freqüentes, durante as duas primeiras horas depois do parto. Muitas vezes, o útero fica tão relaxado que cessam todas as contrações; a massagem pode ajudar a restaurar as contrações.

20. Limpe a mãe com água e sabão. Mantenha a mãe e o bebê aquecidos. Ahipotermia pode ocorrer com rapidez em recém-nascidos. A mãe pode se sentir mais confortável, recostando-se, enquanto amamenta o bebê. É importante levar ambos ao hospital para exame o mais rápido possível.

21. Em circunstâncias normais, não há pressa para cortar o cordão umbilical. Amarrá-lo e deixá-lo assim é melhor do que cortá-lo com instrumentos que não estejam limpos. O bebê não sofrerá danos se a placenta permanecer ligada enquanto ambos recebem pronta assistência médica.

22. Se não houver a possibilidade de conseguir assistência médica, é necessário amarrar e cortar o cordão depois que o bebê tiver nascido. Recomendam-se os seguintes procedimentos:

  • se já tiver feito a primeira amarração no cordão umbilical, no mínimo, a 10 cm de distância do umbigo do bebê, faça outra amarração, com firmeza, a uns 20 cm do umbigo. Caso não tenha feito a primeira, faça-o, com firmeza, com um cadarço ou um barbante grosso e limpo, a uma distância de no mínimo 10 cm do umbigo.
  • Faça outro nó firme ao redor do cordão umbilical a uns 20 cm do umbigo do bebê.
  • Corte o cordão entre os nós com tesoura esterilizada, faca aquecida ou lâmina de barbear nova. O cordão deverá sangrar somente um pouco após ser cortado.
  • Cubra os extremos do cordão umbilical com um pano limpo ou gaze esterilizada.

Não se deve:

  • tentar, de nenhuma forma, atrasar o parto. Cruzar ou segurar as pernas da mãe ou empurrar a cabeça do bebê para dentro da vagina pode causar graves lesões à criança.
  • permitir que a mãe vá ao banheiro. Tranquilize-a, explicando que a vontade de evacuar é sinal de que o bebê está descendo.
  • deixar que a mãe faça força, de maneira vigorosa, até que se perceba que a vagina da mãe está formando saliência com a pressão da cabeça do bebê. Fazer força antecipadamente, antes que o colo uterino esteja completamente dilatado, pode causar rompimentos.
  • puxar o bebê da vagina.
  • Puxar o cordão umbilical.
  • cortar o cordão umbilical, a menos que o médico tenha indicado.
  • Permitir que tussam ou espirrem sobre o bebê ou a mãe. Mantenha à distância as pessoas que estejam resfriadas, que não tenham lavado as mãos ou com ferimentos abertos.
  • usar produtos químicos ou anti-sépticos perto da mãe ou do bebê. O melhor é usar água limpa e sabão.

Procure imediatamente assistência médica de emergência se:

Chame a assistência médica se não houver tempo para chegar ao hospital. Se for tentar chegar ao hospital mais próximo, leve um equipamento de emergência. Deve-se incluir nesse equipamento: lanterna, lençóis e toalhas limpas, bomba de sucção, luvas de látex esterilizadas, recipiente para a placenta, tesoura limpa e dois pedaços de barbante limpos, para amarrar. (veja abaixo)

0 comentários:

Postar um comentário