quarta-feira, 13 de outubro de 2010 By: nonete

O aroma do eucalipto

O aroma do eucalipto: um cheiro pungente, aguçado, com algo de cânfora.

Propriedades terapêuticas do eucalipto: antibacteriano, antiviral, desodorante; limpa muco dos pulmões; como linimento, alivia dores reumáticas, artríticas e outras.

Usos do eucalipto: altamente anti-séptico, o eucalipto é usado há muito como remédio caseiro na Austrália, para tratar de problemas que variam de gripes, febres e dores de garganta a dores musculares e problemas de pele. A maioria dos linimentos e dos ungüentos contém eucalipto ou eucaliptol, um de seus principais componentes. Trata-se do mais popular óleo essencial para uso em vapor no alívio de congestão nasal e pulmonar, como as da asma. Inale o vapor, acrescente uma ou duas gotas de óleo a uma compressa ou use três ou quatro gotas em seu banho. Especialmente apropriado para erupções de pele e compleições oleosas, e também usado para acne, herpes e catapora.

Para um preparado caseiro, misture óleo essencial de eucalipto e vinagre de cidra em proporções iguais e aplique às áreas afetadas. A mistura também pode ser usada como anti-séptico em feridas, pústulas e mordidas de insetos.

O aroma estimula a atividade das ondas cerebrais e combate a fadiga física e mental. Leve eucalipto com você em viagens longas, ou cheire o óleo quando precisar de ajuda nos estudos. A International Flavors and Fragrances, uma organização de pesquisa e desenvolvimento em Nova Jersey, descobriu que cheirar eucalipto aumenta a energia.

0 comentários:

Postar um comentário