domingo, 26 de setembro de 2010 0 comentários By: nonete

isoflavona e seus beneficios

beneficios do vinagre

quinta-feira, 23 de setembro de 2010 0 comentários By: nonete
terça-feira, 21 de setembro de 2010 0 comentários By: nonete

Efeitos da falta de água no organismo


Efeitos da falta de água no organismo


Você sabia que

...O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com freqüencia, 37% dos seres humanos a confunde com a fome?

Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%.

Um copo de água aliviará a fome à meia noite, em quase 100% dos casos, sob dieta redutora, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.

Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa?

Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

De acordo com os experts, isto não é opcional, é obrigatório, se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima.

E, se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia.

90 % do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.

Você não pode imaginar o que 8-10 copos de água por dia podem fazer para eliminar muitas indisposições.
As pessoas normalmente NÃO bebem tal quantidade para evitar de ter que urinar seguidamente; um inconveniente menor em troca de uma melhoria em sua saúde.

A cor de sua urina deve ser de um amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo suficiente água (isto não é válido se você esta tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina).

Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada ou de fontes naturais é a melhor.

Estudos preliminares indicam que em 80% das pessoas, beber de 8 a 10 copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições.

Cura 1: Elimina os anti-ácidos e cura a acidêz estomacal.
A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite.
A ingestão de anti-ácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratacão e o corpo continua sofrendo por falta de água no organismo.
Tragédia: Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de anti-ácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, hérnias hiatais, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado.

Cura 2: A água pode prevenir e curar a artritis.
Dor reumática das articulações – A ocorrência de artritis pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá.
Tomar agua pode aliviar a dor ou resolver este problema.

Cura 3: Dores lombares.
A dor nas costas e a artritis paraslisante da espinha dorsal podem ser sinais de falta de água nos discos da espinha dorsal – os amortecedores que suportam o peso do corpo. Estas moléstias devem ser tratadas com o aumento de água a ser ingerida diariamente.
Tragédia: Ao não reconhcer que a dor nas costas é um sintoma de desidratação das articulações e ao tratá-la com analgésicos, massagens, acupuntura e eventualmente cirurgia, com o passar do tempo, isto provocará osteoporose e quando as células das cartilagens das articulações vierem a eventualmente morrer e causarem uma deformação na espinha dorsal, poderá até haver incapacidade física dos membros inferiores.

Cura 4: Angina.
Dor no peito - angina de peito – pode ser um sinal de falta de água no organismo entre o eixo do coração e dos pulmões.
Este sintoma deve ser tratado bebendo-se maior quantidade de água, até que o paciente já não tenha dor e sem tomar medicamentos. É prudente se providenciar supervisão médica, no entanto, ao aumentar-se a quantidade de água ingerida, pode-se curar a angina de peito.

Cura 5: Enxaqueca.
A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidaratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão.

Cura 6: Colite.
A colite é um sinal de falta de água no intestino grosso. Associa-se com a prisão de ventre ou constipação, devido à constrição do excesso de água que também se exerce sobre os escrementos, que por sua vez perdem a lubrificação fornecida pela água.
Tragédia: Ao não se reconhecer a dor da colite como um sinal de falta de água, provocar-se- á uma condição de constipação persistente que resultará na compactacão das fezes, que por sua vez poderão causar vertículos, pólipos e hemorróidas, e aumentar a possibilidade de se contrair câncer do cólon e do reto.

Cura 7: Asma.
A asma afeta milhões de crianças e mata milhares delas a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de admistração da hidratação no organismo.
Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor – o bafo.
O aumento do consumo de água evita os ataques de asma.
Tragédia: Ao não se reconhecer a asma como um indicador de falta de água quando as crianças estão na fase de desenvolvimento, não somente muitos deles morrem, como também se provocará danos irreversíveis nas crianças asmáticas sobreviventes.

Cura 8: Pressão Alta.
A hipertensão é um estado de adaptação do corpo a uma desidratação geral quando as células dos vasos sanguíneos não obtém a quantidade de água suficiente. Como parte do mecanismo de osmose inversa, quando a água do soro é filtrada e injetada nas células importantes através de poros diminutos existentes em suas mebranas, é requerida uma pressão extra para o “processo de injeção”, tal como acontece quando se injeta o “soro” nos hospitais para re-hidratar milhões de células. Beber água, compensará a pressão e fará a mesma voltar à normalidade.
Tragédia: Ao não reconhecer que a hipertenssão arterial é um dos indicadores da desidratação corporal e tratar por meio de diuréticos que desidratarão o corpo ainda mais, trará como consequencia posterior, um bloqueio das artérias do coração e das artérias que vão até o cérebro pela ação do colesterol. Esta condição provocará ataques do coração, pequenos infartos massivos cerebrais que poderão paralizar alguma parte do corpo. Também podem causar falhas no funcionamento dos rins e danos neurológicos como a doença de Alzheimer.

Cura 9: Diabetes Tipo II ou de Adultos.
A diabetes dos adultos é outra causa provável devida à desidratação do corpo. Ao se manter uma quantidade adequada de água na circulação, incluindo-se as necessidades prioritárias do cérebro, a secreção de insulina se inibe para impedir a entrada de água nas células do corpo. Nos diabéticos somente algumas células obtém suficiente água para sobreviver. Beber água reverte a diabetes adulta para as etapas iniciais.
Tragédia: Ao não reconhecer que a diabetes adulta é uma complicação causada por desidratação, com o tempo, poderá haver danos massivos nas células sanguíneas de todo o corpo. Isto pode provocar mais tarde a perda dos dedos dos pés, das pernas por gangrena e causar a cegueira.

Cura 10: Colesterol no sangue.
Os altos níveis de colesterol são indicadores de uma desidratação corporal prematura. O colesterol é um material argiloso que se adere entre os espaços de algumas membranas celulares, para impedir que estas percam sua humidade vital pela pressão osmótica mais forte do sangue que circula nas áreas vizinhas.
O colestrol, além de ser utilizado na fabricação das membranas das células nervosas e de hormônios, também atua como un “escudo” contra a demanda de água de outras células vitais que normalmente trocam água através de suas membranas celulares.

Outras curas:
A depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lupus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular. Todas estas condições podem ser causadas por desidratação prolongada. Se esta for a causa provável, os sintomas se aliviarão, uma vez que o corpo tenha sido hidratado regularmente.
Nestas condições, o exercício muscular deve ser parte do programa de tratamento.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010 0 comentários By: nonete
SABUGUEIRO "Sambucus nigra" Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, calculos renais e toxinas do sangue.

==========================================================================
SALVIA "Salvia officinalis" Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação antiséptica, adstrigente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. É contra indicado em gravidez e lactação.

==============================================================================
SALSSAPARILHA "Smilax salsaparrilha" Depurativo do sangue, combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga.

=======================================================================

SASSAFRÁZ "Ocotea preciosa" Elimina dores ósseas. Ajuda a eliminar intoxicação por metais.


==================================================================
SENE INDIANO "Cassia augustifolia" Um bom laxante, mas não usar contínuamente. Indicado em casos de prisão de ventre, tomar no máximo uma xícara por dia e no máximo dez dias seguidos.Usar infuso no máximo 2 gramas por xícara de água. CONTRA INDICADO A GESTANTES E LACTENTES.

==========================================================================

SETE SANGRIAS "Cuphea ingrata" Tem efeito sedativo do sistema nervoso central . É indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Não é aconselhado uso para crianças.

===========================================================================
STÉVIA "Stevia rebaudiana" Um doce presente da Natureza, que analizado em laboratório mostrou ser 300 vezes mais doce que açúcar de cana. Não tem calorias e ainda é diurética. Muito indicada aos diabéticos.

SUCUPIRA "Dilotropis incexis" Semente depurativa, oleosa, contra manchas de pele, eczemas, feridas na pele. Antireumática e antihemorrágica.


=======================================================================
TAYUIÁ "Cayaponia tayuia" Depurativo poderoso, desintoxica o sangue. Tem ação laxativa e desobstrui o fígado.


========================================================================
TANCHAGEM "Plantago major" Uma das plantas de maior valor medicinal e veterinário. Age como bactericida sobre as vias respiratórias em casos de inflamações, destruindo microorganismos e limpando secreções. Indicada também em casos de diarréias e hemorragias pós-parto. Usar infusão de 30 gramas para cada litro de água.


====================================================================
TÍLIA "Tilia cordata" Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas. Sudorífica, descongestionante e relaxante é indicada em casos de febres, resfriados e dores estomacais. Alivia a dor de cabeça, enxaqueca e tensões nervosas. Usar 10 gramas para cada litro de água.


===================================================================
UNHA DE GATO "Acacia plumosa" Famoso antireumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usada contra doenças venéreas.


==================================================================
URTIGA "Urtica dioica" Utilizada no passado na indústria têxtil, foi descoberta como medicamento no início do século 20. De ação vasocostritora e depurativa, a urtiga é revitalizante, hipoglicemiante e tônico capilar. Melhora a circulação sanguínea. Pode provocar irritações na pele ao contato. não utilizar as sementes.


======================================================================
UVA URSI "Arctostaphylos urva ursi" Devido a hidroquinona que tem propriedades antibacterianas, anti-séptica e antibiótica, é indicada em casos de inflamações renais e diarréias. A hidriquinona dá uma coloração marrom esverdeada na urina. Não se recomenda usar na gravidez ou lactação.

======================================================================
VALERIANA "Valeriana officinalis" Poderoso calmante, tem ação antiespasmódica e anestésico. Depressora do SNC, atenua a irritabilidade nervosa, a ansiedade e a cefaléia de origem nervosa. Externamente é indicado na cicatrização de feridas.
PATA DE VACA: "Bauhinia forficata" Poderoso hipoglicemiante, indicado em diabetes e elefantíase, com muito sucesso.

===========================================================================
PAU PRA TUDO "Cinamodendron axilare" Afrodisíaco, muito indicado contra diabetes.
============================================================================
PAU TENENTE "Quassia amara" Indicado em males do estômago e diabetes, baixa a taxa de açúcar no sangue, também age contra a malária e febre amarela. Lavar a cabeça com o chá elimina piolhos.

================================================================
PEDRA UME CAÁ "Myrcia sphaerocarpa" De origem amazônica, goza da fama de Insulina Vegetal, empregada no tratamento do diabetes baixando a taxa de açúcar e colesterol.


======================================================================
PICÃO BRANCO "Galinsoga parviflora" Digestivo muito usada em dores de estômago, males do fígado, icterícia e outras infecções do aparelho disgestivo.

======================================================================
PICÃO PRETO "Bidens pilosa" Digestivo que também ajuda a remover pedras na vesícula e rins, dores de barriga. Ameniza o diabetes.


========================================================================
PITANGUEIRA "Stenocalys michelli" Muito utilizada contra diarréia em crianças, bronquite, febre e ainda abaixa a pressão. É calmante infantil e bom para os nervos.


==================================================================
POEJO "Mentha pylegium" Bom para gripes e resfriados mas seu limite de consumo é de duas xícaras ao dia.


==========================================================================
PORANGABA "Cordia salicifolia" Poderoso emagrecedor que diminue o colesterol. Não confundir com a Erva de Bugre.

PULMONÁRIA "Pulmonaria officinalis" Como diz seu nome é indicado nas doenças do pulmão, é um eficiente expectorante, misturado com mel de abelhas. Facilita a respiração. Indicado a pessoas que trabalham com pó.


==========================================================================
QUEBRA PEDRA "Phylantus niruri" Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.


====================================================================
QUINA-QUINA "Chincona sp" De origem andina esta árvore possui raizes e cascas contendo o quinino, um alcalóide que permite agir como anti-séptico, adstringente. Indicada para gripe, febre, em casos de malária e anemias.

============================================================================
ROMÃ/CASCAS "Punica granathum" Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.
MALVA "Malva sylvestris" Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios, favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele.

=================================================================
MAMICA DE CADELA "Zanthoxylon rhoifolium" Indicado contra problemas de pele, contra picadas de insetos e cobras.

====================================================================
MANJERICÃO: "Ocimum basilicum" Digestivo que elimina gases.


========================================================================
MARACUJÁ "Passiflora alata" A Passiflora tem ação tranquilizante, antiespasmódica e diurética. Indicada em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Contra-indicado em pressão baixa.


====================================================================
MARAPUAMA "Ptychopetalum olacoides" De origem amazônica é afrodisíaco. Seu alcalóide, tem ação estimulante do sistema nervoso central, é anti-depressivo e é indicada em casos de esgotamento físico e impotência sexual.

=========================================================================
MASTRUÇO "Lepidium sativum" Depurativo muito empregado em doenças pulmonarias, como pneumonia, bronquite e raquitismo. Tira hematomas e cura feridas.

=====================================================================
MIL FOLHAS/NOVALGINA "Aquiléa millefolium" Uma das ervas mais importantes e poderosa da farmacopéia. O chá é bom para baixar febre, aliviar dores, reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estômago e fígado. A infusão forte transformada em cubos de gêlo, deve ser aplicado sobre hemorróidas. Em temperatura morna em banhos de assento contra problemas ginecológicos.

============================================================================
MORANGUEIRA "Fragaria vesca" Contra inflamações dos rins e bexiga, desobstruindo os rins, liberando a urina. Em consequência ameniza a gota, o ácido úrico e reumatismo.


===============================================================================
MULUNGU "Erytrina verna" Calmante poderoso, analgésico e muito usado em manipulação, contra pressão alta.


====================================================================
NOGUEIRA "Juglans regia" O chá das folhas limpa e fortalece o sangue, as nozes são ótimo alimento para os nervos, cérebro e crescimento. Embeber os cabelos em infusão das cascas das nozes escurece os cabelos brancos.


=============================================================================
NÓZ MOSCADA "Myristica fragans" Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.

============================================================================
OLIVEIRA "Olea europaea" Estimulante do apetite, o chá das azeitonas também são usado para subir a pressão, dilata as veias, desinflama a boca e garganta.


=========================================================================
PALMA CHRISTY: "Ricinus comunis" Famoso laxante de onde se origina o óleo de rícino.


=========================================================================
PARIETÁRIA "Parietária officinalis" Muito usada em males dos rins, inflamações da bexiga, dissolve cálculos e alivia dores.
JAMBOLÃO "Syzygium jambolanium" Adstringentes e poderoso hipoglicemiante indicado em diabetes, pois ameniza a formação de fermentos sacarificantes.

=================================================================
JASMIM "Gardenia jasminoides" Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.


================================================================
JATOBÁ "Hymenaea courabril" Fortificante usado contra doenças pulmonares. Cura cistite (não infecciosa).

=========================================================================
JUÁ "Solanum viarum" A casca é utilizada como dentifrício, os frutos são calmantes dos nervos e da azia. A raiz é diurética, ajuda a emagrecer,melhora as funções do fígado e bexiga.


=======================================================================
JURUBEBA "Solanum paniculatum" Estimulante das funções digestivas, do fígado e baço. Indicado em casos de insuficiência hepática e prisão de ventre.


======================================================================
LARANJEIRA "Citrus aurantium" Ótimo contra gripes e refriados, pois é depurativo e sudorífico, tem vitaminas e sais minerais.

======================================================================

LOURO "Laurus nobilis" Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago.


======================================================================
LOSNA "Artemisia absinthum" Amargo estimulante gástrico, aumenta o apetite e é afrodisíaco. Mas em doses altas pode se tornar um psicoestimulante. Indicado contra doenças nervosas e falta de apetite.


========================================================================
LUPULO/FLOR "Humulus lupulus" A lupulina, um pó dourado que cobre as flores é um poderoso sedativo e hipnótico, indicado em casos de insônia. É ainda digestiva e antibiótica.


==========================================================================
MACELA/FLOR "Achyzocline satureoides" Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.
GRAVIOLA "Anona muricata" O chá das folhas é um ótimo emagrecedor, diminui o colesterol e baixa a pressão. Poderoso hipoglicemiante muito indicado em diabete. Ainda é analgésico em nevragias e reumatismo.
============================================================
HAMAMELIS "Hamamelis virginica" Contendo essencialmente tanino, tem ação adstringente e vasocostritora, diminui as secreções e ativa a circulação. Muito utilizada como shampoo, pois ativa a circulação da pele e evita queda de cabelos.
============================================================
HERA "Glechoma hederácea" Planta trepadeira, comum em muros, contém importantes propriedades terapêuticas, contém semente tóxicas, suas folhas são analgésicas, vasodilatadora, descongestionante. A HederosaponinaC tem efeito inibidor de fungos, com ação antibiótica. Por conter muito Iodo é contra indicado em casos de hipertireoidismo.
================================================================
HIBISCO "Hibiscus sabdarifa" Flor avermelhada, com sabor semelhante ao morango, tem efeito laxante sem cólicas, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.
==========================================================
HIPÉRICO "Hipeycum perfloratum" Famoso calmante e anti-depressivo, também é anti-inflamatório e cicatrizante. É a hipericina a responsável pela ação calmante, que também age na insuficiência hepática, má digestão, gota e reumatismo.
==============================================================
HORTELÃ JAPONESA "Mentha arvensis" Calmante, antisséptico e descongestionante. Elimina gases e é sedativo do estômago (faz cessar os vômitos). A TINTURA alivia enchaquecas e irritações da pele, em aplicações locais. A INFUSÃO feita com 20 grs. para meio litro de água, em forma de INALAÇÃO, descongestiona as vias respiratórias.
===============================================================
IPECACUANHA(PAPACONHA): "Cephaelis ipecacuanha" Raiz do nordeste indicada contra a bronquite e tosse com catarro.
=============================================================
IPÊ ROXO "Tabebuia impetiginosa" Antibiótico natural, ficou famoso por suas propriedades analgésicas e anticoagulante é ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. O Ipê-Roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A árvore do Ipê-roxo é alta e tem como característica as flores tubulares arroxeadas. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca.
=============================================================
JABORANDI "Pilocarpus jaborandi" Tem como princípio ativo o alcalóide Pilocarpina, que age nas glândulas salivares e sudoríferas. Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Tem efeito semelhante ao da Espinheira Santa. É encontrado em uma região de solo e clima bem característicos. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça. Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o Jaborandi em sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo. Há anos, a planta vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Não existem planos para reposição dos exemplares retirados da região. As poucas áreas de cultivo regular são controladas por laboratórios estrangeiros.
ERVA SANTA MARIA/MENTRUZ "Chenopodium ambrosioides" Cura indigestão, hemorróidas, varizes, facilita a menstruação, a circulação e combate doenças nervosas.

ERVA DE BUGRE "Casearia sylvestris" Emagrecedor, diurético, anticolesterol, diminue inchaço das pernas, estimula a circulação e o coração. Útil em doenças de pele, mordidas de cobras e aranhas.

ERVA DE SÃO JOÃO "Agerathum conyzoides" Anti-febril, muito eficiente contra dores de estômago, cólicas e gases. Não confundir com "Herb San John"(Hipérico).

ERVA DOCE "Pimpinella anisum" Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.

ESPINHEIRA SANTA "Maytenus ilicifolia" Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funções gastrointestinais, é ainda antisséptica e cicatrizante. No final da década de 80, a Central de Medicamentos (Ceme) divulgou um estudo oficial em que comprova as propriedades terapêuticas desta erva.



EUCALIPTO AROMÁTICO "Eucaliptus globulos" Poderoso aintiséptico, é indicado para uso em inalações, para problemas pulmonares, bronquite, asma, inflamações da garganta.

FÁFIA Pfaffia Paniculata: GINSENG BRASILEIRO: Tem uma longa lista de indicações medicinais. É tida como rejuvenecedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao stress, tem grande sucesso no Japão. Há quinze anos vem sendo alvo de extração predatória. A reposição é difícil pois o princípio ativo é encontrado unicamente na raiz. Estima-se que o período entre coletas deva ser de, aproximadamente, cinco anos. É o tempo necessário ao amadurecimento da planta e ao desenvolvimento de seu princípio ativo.

FENOGREGO "Trigonella foenum-graecum" Semente altamente nutritiva, que estimula o apetite, engorda. Indicado nas fraquesas típicas de gripes, anemia ou convalescência. Melhora a pele e evita rugas.

FUCUS(alga): "Fucus vesiculosos" Indicado para casos de hipotireoidismo, obesidade e disfunções da tireóide com baixa taxa de iodo. Contra indicado em casos de hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.

GARRA DO DIABO "Harpagophytum procumbens" Anti-inflamatório de origem africana, nasce apenas nos desertos, é indicada contra reumatismo, diabetes, arteriosclerose (melhora a flexibilidade das artérias) e doenças do fígado.

GENCIANA "Gentiana lutea" Estimulante digestivo, depurativa, indicada na falta de apetite, anorexia, problemas gastrointestinais. É contra indicado em casos de úlcera gástrica.

GENGIBRE "Zingiber officinalis" Estimulante gastrointestinal, é ainda um bom anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.

GERVÃO "Verbena bonariensis" Indicada nas dores do fígado e do estômago, febres, prisão de ventre, diurético e emenagogo.

GINKGO BILOBA: Árvore considerada um fóssil vivo, ancestral do carvalho, é mencionada nos escritos chineses de 2800 anos A.C. e considerada sagrada no Oriente. Tem ação preventiva e curativa na oxidação das células e no envelhecimento. Estimulante da circulação, diminui a hiperagregação plaquetária, evitando tromboses. Indicado ainda contra micro varizes, artrite e cansaço nas pernas.

GINSENG COREANO "Panax Ginseng" Estimulante, pode elevar a pressão arterial. Portanto, não é recomendada para hipertensos. Dose máxima, duas colheres pequenas ao dia.

GUACO "Mikania glomerata" Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de resfriados e bronquite, amenizando inflamações de garganta.

GUAÇATONGA "Casearia sylvestris" Emagrecedor, diminue o colesterol, o cansaço das pernas. Estimulante da circulação, usada em doenças de pele, picadas de cobras e aranhas.

GUARANÁ "Paullinia cupana" Os índios Maués a chamam de Paullinia cupana, da Amazônia, um extraordinário estimulante, que dá energia física ao organismo. Contém muita cafeína. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais, e é afrodisíaco.

GUINÉ "Petiveria tetrandra" Indicada para dor de cabeça, enxaqueca, falta de memória e problemas nervosos. Eficaz antídoto ao veneno de cobra e abortivo.
CORDÃO DE FRADE "Leonotis nepetaefolia" Ótimo diurético, que ameniza dores de estomago e fortelece convalescentes. Dá um bom xarope para tosse e problemas respiratórios.

CRAVO DA INDIA "Syzygium aromaticum" Excitante e aromático, alivia dor de dente. Facilita a menstruação.

DENTE DE LEÃO "Taraxacum officinalis" Tônico hepático, diurético e depurativo do sangue, age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Fortifica os nervos, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar tres xícaras, sem adoçantes.

DOURADINHA "Waltherea douradinha" Diurético eficiente na dificuldade em urinar, inflamações da bexiga eliminando pedras. Contra problemas pulmonares, bronquite e tosse.

EMBAÚBA "Cecropia palmata" Poderoso diurético, que ameniza a pressão e regula as batidas do coração. Não fazer uso contínuo.

EMBURANA "Torresea cearensis" Broncodilatador que provoca um relaxamento. Indicado nas manifestações de bronquite, tosse e asma. Ameniza cólicas intestinais e uterinas.

ENDRO "Anethum graveolens" Combate ânsias de vômitos, cura inflamações de garganta. Ameniza flatulência, cólicas intestinais e de estômago.

ERVA BALEEIRA/SALICÍNIA "Cordia verbenácea" Anti-inflamatória, cicatrizante, tem a propriedade de remover hematomas.

ERVA CIDREIRA "Melissa officinalis" Tranquilizante e sedativa, induz ao sono e permite o controle das emoções. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O mirceno é o responsável pelo seu papel analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.

ERVA DE BICHO "Polygonum acre" Tem efeito circulatório, ameniza hemorragias, hemorróidas e varizes. Melhora o desempenho cerebral e o raciocínio.

ERVA MACAÉ "Leunurus sibiricus" Indicada nas doenças de pele e erisipela, combater o colesterol e a pressão alta.
COMPOSTO/GRIPE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da gripe ou resfriado, como coriza, dores no corpo e baixa energia: Assa Peixe + Alfavaca + Guaco + Erva Cidreira + Guaraná da Amazonia + Pariparoba.

COMPOSTO/MENOPAUSA:-- Combinação das ervas indicadas para combater os suores e acalmar o sistema nervoso: Carobinha + Calêndula + Milefólio + Melissa + Tília.

COMPOSTO/PROBLEMAS DE PELE: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue e eliminar a Acne e a oleosidade da pele: Chapéu de Couro + Carobinha + Douradinha + Erva Macaé + Erva de Bugre + Bardana.

COMPOSTO CONTRA PRESSÃO ALTA: Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça: Arnica + Capim Cidrão + Erva de Bugre + Passiflora + Milefólio + Pitangueira + Sete Sangrias.

COMPOSTO CONTRA REUMATISMO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas do reumatismo, ácido úrico e dores lombares: Alecrim+Chapéu de Couro+Garra do Diabo+Salsaparrilha+ Tayuiá.

COMPOSTO/SINUSITE/ASMA: Combinação das ervas contra a sinusite e dificuldade na respiração nos quadros de bronquite asmática: Arruda + Eucalipto Aromático + Salvia.

CONFREI "Symphytum asperrimum" Ótimo cicatrizante, que não convém ingerir, pois contém propriedades tóxicas. A INFUSÃO forte deve ser usado em COMPRESSAS, para acabar com irritações e espinhas na pele, ajuda na cicatrização de queimaduras e feridas.
COMPOSTO/CIRCULAÇÃO: Combinação das ervas mais indicadas para melhorar a circulação sangüínea: Arnica + Erva de Bicho + Ginkgo Biloba
+ Hamamelis.
=======================================================================


COMPOSTO/COLESTEROL: Combinação das ervas mais indicadas para diminuir o colesterol: Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Dente de Leão + Pedra Ume Caá.

-=================================================================
COMPOSTO DEPURATIVO: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue: Alcachofra + Capim Cidrão + Carobinha + Porangaba + Sene Indiano.

===================================================================
COMPOSTO/DIABETES: Combinação das ervas mais indicadas para combater o diabetes e diminuir a taxa de açúcar no sangue: Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Gervão + Graviola + Carqueja.

==========================================================================
COMPOSTO/CÁLCULOS RENAIS: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males dos rins: Alcachofra Capim Cidrão + Quebra-Pedras + Cabelo de Milho + Cana do Brejo.

===========================================================================
COMPOSTO EMAGRECEDOR: Combinação das ervas mais indicadas para ajudar no emagrecimento: Alcachofra + Boldo do Chile + Camomila + Capim Cidrão + Carobinha + Graviola + Sene Indiano + Carqueja + Centella Asiática + Erva de Bugre.

=====================================================================
COMPOSTO EQUILIBRIUM: Combinação das ervas mais indicadas para acalmar sem sentir sono: Capim Cidrão + Melissa + Guaraná da Amazonia + Hibisco + Ginkgo Biloba + Jasmim.

=======================================================================
COMPOSTO ENERGÉTICO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os Stress e o desgaste fisico/mental: Catuaba + Guarana da Amazonia + Pfaffia + Marapuama.

====================================================================
COMPOSTO/ESTÔMAGO: Combinação das ervas mais indicadas para combater dores de estomago e má digestão cronica: Artemísia + Bardana + Camomila + Carqueja + Erva de São João + Picão + Tansagem.

=====================================================================
COMPOSTO/FÍGADO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males do fígado: Espinheira Santa + Carqueja Doce + Boldo do Chile + Camomila + Dente de Leão.

COMPOSTO CALMANTE

COMPOSTO CALMANTE: Combinação das ervas mais indicadas para combater o nervosismo: Capim Cidrão + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.

COMPOSTO/BRONQUITE

COMPOSTO/BRONQUITE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da bronquite: Assa Peixe + Bardana + Malva + Menta + Tanchagem.

CIPÓ MIL HOMENS

CIPÓ MIL HOMENS: "Aristolochia brasiliensis" Estimulante dos rins, fígado e baço, ameniza cólicas intestinais e a febre. Tem ação emenagoga, por isso não é indicado na gravidez. Cura picadas de cobras, ingerindo e aplicando a planta moída sobre o ferimento.

CIPO CABELUDO

CIPO CABELUDO: "Mikania hirsutíssima" Indicado em cólicas menstruais, nefrites, reumatismo e inflamações da bexiga.
"

CHAPÉU DE COURO

CHAPÉU DE COURO: "Equinodorus macrophyllus" Depurativo muito conhecido nas terapias de pele, tem efeito laxativo e estimulante da bílis. Pela ação nos rins e fígado reduz o ácido úrico e o reumatismo.

CENTELLA ASIÁTICA

CENTELLA ASIÁTICA: "Hidrocotile asiática" O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenecer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.

CAVALINHA

CAVALINHA: "Equisetum arvensis" Anti-inflamatório, adstringente, e revitalizante. Indicado no trato de problema genital e urinário, menstruação excessiva. Age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Repõe o silício perdido no emagrecimento.

CATUABA

CATUABA: "Erytroxylon catuaba" Afrodisíaco e tonificante, contém um alcalóide semelhante a atropina, que opera lentamente dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga ou impotência sexual.

ABACATE Persea Americana ORIGEM: América Central e México

USO TERAPÊUTICO: Perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções dos

rins da pele e do fígado.

CASCA: Atua como vermífugo, anti-hemorrágico.

FOLHAS: A infusão das folhas do abacateiro é conhecida como excelente

diurético. Eficaz também nas nevralgias, dores de cabeça, colicas menstruais,

catarro, bronquite, diarréia, afecções da garganta, cansaço, tosse, etc.

ABACAXI PAnanas Sativus ORIGEM: América Tropical

USO TERAPÊUTICO: O suco do abacaxi é facilitador da digestão, ajudando o ácido gástrico. Para tanto é necessário que o suco seja da fruta in natura.

O o xarope de abacaxi é um dos melhores remédios naturais contra a BRONQUITE, pois tem bromelina que é altamente expectorante.

ABIU Luluma Caimito ORIGEM: Peru

USO TERAPÊUTICO: Traz bons resultados no tratamento das afecções pulmonares.O azeite extraído das sementes é usado como emoliente nas afecções inflamatórias. Aplicado em gotas, é bom contra as otites e otalgias. O látex da árvore é suscetível de emprego como sucedâneo da guta-percha.

ACAÍ Euterpe Oleracea ORIGEM: Norte do País


USO TERAPÊUTICO: A principal utilidade medicinal desta fruta deve-se à sua riqueza em ferro.
Seu uso combate a anemia ferropriva, combinado a outras fontes de cálcio combate o raquitismo e osteomalácia.

ACEROLA Malpighia Glabra ORIGEM: Antilhas- América Central

USO TERAPÊUTICO: Alta fonte de vitamina C, previne gripe, resfriados,doenças pulmonares, tuberculose, distúrbios hepáticos, reumatismo, estresse, poliomielite e varicela.

envelhecimento precoce e doenças decorrentes da ação de radicais livres.

A vitamina C, ácido ascórbico vale por uma farmácia.

AMEIXA Prunus Domestica ORIGEM: Pérsia, ÁSIA menor, Oriente Médio

USO TERAPÊUTICO: Artrite, aterosclerose, gota, reumatismo, afecções dos rins

depurativo do sangue e desobstruente do fígado.

A ameixa fresca é indicada contra as hemorróidas e a hipocondria.

Diurética como é, recomenda-se contra as afecções, de caráter inflamatório, das vias urinárias, desintoxicante do aparelho digestivo.

No tratamento das afecções das vias respiratórias (anginas, catarros, etc...), a ameixa é muito útil.

AMÊNDOA Prunus Amygdalus ORIGEM: Ásia, provavelmente da China e Síria.

    USO TERAPÊUTICO: O "leite de amêndoas" é recomendado para lactantes que não se familializaram com o leite de vaca, nas eczenas infantis e nas diarréias agudas dos lactantes, muito benéfica contra a acidez ou úlcera gástrica, na bronquite, na pneumonia, nas inflamações das vias urinárias, nos cálculos renais e vesicais, nas tosses, são também calmantes.

    Dez amêndoas, comidas em jejum, ajudam a expulsar os vermes intestinais.

AMORA Murus Nigra ORIGEM: Muito comum no Oriente

USO TERAPÊUTICO: O fruto e depurativo do sangue, anti-séptico, vermífugo,

digestivo, calmante, diurético, purgante, refrescante, etc...

É muito recomendável aos que têm o organismo saturado de ácidos, como aos que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc...

As FOLHAS infusas têm propriedade antidiarréicas e antiinflamatória. Combate o catarro das vias respiratórias, inflamações das gengivas (fazer gargarejos)

BANANA Musa Paradisiaca ORIGEM: América tropical

    USO TERAPÊUTICO: A banana é rica em vitamina C, possuindo propriedades antidiarréicas (especialmente em crianças). O consumo da banana é muito indicado para atletas, estimulando a produção de serotonina no cérebro.

    As últimas pesquisas indicam que previnem derrame e é bom para a circulação.

    A própria casca da banana tem aplicação em caso de machucaduras.

CAJÚ Anacardium Ocidentale ORIGEM: Nordeste do Brasil

USO TERAPÊUTICO: O SUCO de caju funciona como depurativo, diurético,

antidispéptico, funcionando também contra o catarro e a icterícia.

CASCA DO CAJUEIRO: funciona como estimulante dos centros medulares, é

eficaz nas astenias.

BROTO DO CAJUEIRO: O chá de broto é excelente contra cólicas intestinais,

aftas e é antiescorbútico.

CASTANHA: Assada ou crua, é anti-séptico e vermífugo, cicatrizante de úlceras.

CAQUI Diospyros Kaki ORIGEM: China, Coréia e Japão.

USO TERAPÊUTICO: Contra cãimbras (comer 2 ou 3 caquis por dia), é muito recomendado contra as afecções do fígado, os transtornos intestinais, os catarros da bexiga, as enfermidades das vias respiratórias.

Por ser essencialmente alcalinizante, se recomenda aos que sofrem de acidose.

CARAMBOLA Averrhoa Carambola ORIGEM: ÍNDIA

    USO TERAPÊUTICO: O suco da fruta é febrífugo excelente. Usa-se contra toda classe de febres. As folhas amassadas têm aplicação externa contra picadas venenosas, embora não substituam os antídotos convencionais.

    As flores podem ser comidas como salada.

CEREJA Prunus Cerasus ORIGEM: Região do Cáucaso; Europa

    USO TERAPÊUTICO: É depurativa, alcalinizante e remineralizante do sangue.

    É famosa por sua qualidade de neutralizar os ácidos do organismo.

    Dado o seu conteúdo em ácido salicílico, a cereja é indicada no reumatismo, na gota, na artrite, distúrbios relacionados ao ácido úrico, etc ...

    Os caroços, gozam de propriedades béquicas, diuréticas e vermífugas.

    Seus ácidos atuam nas vias gastrintestinais, fígado e pâncreas.

COCO Cocos Nucifera ORIGEM: Trópicos

    USO TERAPÊUTICO: O coco deve fazer parte de qualquer regime anticanceroso. O magnésio reforça os ossos e as cartilagens. Aconselha-se largamente o uso do coco, um colher da polpa do coco pela manhã é excelente contra vermes intestinais. Também age como adstringente nas hemorróidas.

    ÁGUA DE COCO: Boa contra as rugas da pele, é calmante, diurética e depurativo do sangue, é boa no tratamento de todas as enfermidades da bexiga.Possui as mesmas propriedades alimentares do leite materno, podendo se alimentar bebes com ela.

FIGO Ficus Carica ORIGEM: ÁSIA

USO TERAPÊUTICO: Excelente remédio dietético, na cura da prisão de ventre e

regulador do fluxo biliar, bom para o fígado, depurativo do sangue, exelente nas

enfermidades dos rins.

O latex das folhas e dos ramos tem aplicação tópica cocáustico de verrugas e

calos, também muito eficaz contra a dor de dente. Aplica-se em gotas, com

algodão, nas cáries.

GOIABA Psidium Guajava ORIGEM: América tropical

    USO TERAPÊUTICO: Promove o metabolismo das proteínas, e ajuda a previnir a

    acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão.

    As folhas da goiabeira em decocção, empregam-se contra as hemorragias uterinas, a incontinência da urina, a inchação das pernas e pés, a cólera infantil, a gastrenterite.

    A goiba verde picada e cozida em água, quando coado o cozimento, dá um caldo que, tomado em clisteres, combate as diarréias mais rebeldes.

JABUTICABA Myrciaria Cauliflora ORIGEM: ÁSIA

USO TERAPÊUTICO: É adstringente, sendo, por conseguinte, útil no tratamento das diarréias. Prepare um decocto com as cascas do fruto. Na dor de cabeça, aplicar cortada em rodelas sobre a testa. Bom também contra a prisão de ventre e perturbações intestinais, e só fazer um chá da casca seca e tomar uma xícara em jejum. A polpa é indicada no tratamento de distúrbios da boca, como estomatite e glossite, e da garganta como amgdalite. Contra as aftas, bocejar com o suco dessa fruta.

JACA Artocarpus Integrifolia ORIGEM: Índia, Ásia

    USO TERAPÊUTICO: O fruto combate as tosses. À raiz atribuem-se propriedades antiasmáticas.

    Se não fosse nossa proverbial indiferença ou desleixo, a jaca teria frequente emprego em xarope, tomado simplesmente às colheradas, ou como adoçante das porções altamente expectorantes.

    No decocto da casca combatem-se as diarréias.

LARANJA Citrus Sinensis ORIGEM: América Central

USO TERAPÊUTICO: É estomáquica, refrescante e diurética.

Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula

o paladar abre o apetite, acalma a sede, favorece a secreção de suco gástrico,

de bile e de todos os líquidos do tubo digestivo.

Graças às suas vitaminas, a laranja é não só um alimento, mas também um

remédio contra doenças específicas, como por exemplo, o escorbuto.

É depurativa do sangue, é eficiente contra o artritismo, é bom remédio para

asma e muito benéfica para as vias respiratórias, é em muitos casos remédio

para as dores de cabeça, etc...

LIMÃO Citrus Limonum ORIGEM: América Central

    USO TERAPÊUTICO: Acidose, ácido úrico, para abrir o apetite, artritismo, asma, calmante,cólera, constipação intestinal, depurativo, diurese, escorbuto, estresse, febre, gripe, neurastenia, nevralgias, pneumonia, doenças das vias respiratórias, calmante do sistema nervoso. Seu ácido aumenta a absorção de cálcio pelo intestino, o limão e comumente usado para combater a febre, ácidez gástrica, acne,amgdalite, anti-séptico, azia, doenças da bexiga, aterosclerose, câncer, cirrose, doenças do coração, diabete melito, diarréia, difteria, enjôo, enxaqueca, estomatite, faringite, gastrenterite, hidropisia, hipertensão arterial, impaludismo, linfatismo, piorréia, úlceras em geral.

MAÇÃ Pirus Malus ORIGEM: Várias espécies na Europa e Ásia.

    USO TERAPÊUTICO: Rica em fósforo, sódio, potássio, magnésio, ácidos e grande quantidade de tanino, que atua como antiinflamatório e adstringente. Contém também pectina (na casca), que acelera a coagulação sanguínea, com assombrosa eficácia contra a hemofilia. O suco de maçã também combate a difteria, as febres, os cálculos da vesícula e dos rins, as inflamações da bexiga e do aparelho urinário, os catarros intestinais, os transtornos da gravidez.

MAMÃO Carica Papaya ORIGEM: América tropical

USO TERAPÊUTICO: laxante, diurético, emoliente digestivo. Comido em jejum pela manhã, é eficaz contra o diabete, a icterícia e a asma.
SEMENTES: excelente vermífugo, com eficácia contra a tuberculose e o câncer.
FOLHAS: chá digestivo dado livremente às crianças, vermes intestinais.
Seu fruto contem, fósforo, cálcio, ferro e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. É uma das melhores frutas do mundo, em função de seu alto valor nutritivo.

MANGA Mangifera Indica ORIGEM: Sul da Ásia

    USO TERAPÊUTICO: Depurativo do sangue, sendo recomendada também contra bronquite, anemia, distúrbios digestivos, diurese, escorbuto,tosse. Também funciona como expectorante, com o uso e abuso da manga, podem apontar-se casos em que se favoreça a cura da tuberculose.

    FOLHAS: Asma, diarréia, gengivite, verminoses.

MANGABA Hancornia Speciosa Gomes ORIGEM: Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. Se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta. Também tem indicação na tuberculose e úlceras, doenças do fígado e do baço,icterícias, afecções hepáticas, moléstias crônicas e cutâneas.

MARACUJÁ Passiflora Alata ORIGEM: BRASIL

USO TERAPÊUTICO: calmante e sonífero, estresse, histeria, o decocto das folhas é Calmante, combate a diarréia, dismenorréia, restaura o fluxo da menstruação, estimular a produção de suor, etc...
Nos casos de gota, tomar banhos quentes com decocto das folhas.

MELANCIA Cucurbita Citrullus ORIGEM: ÍNDIA

    USO TERAPÊUTICO: A melancia é amplamente conhecida como extraordinário poder diurético e refrescante. Fruta rica em Licopeno que reduz risco de cancer de prostata. Doenças da bexiga, blenorragia, cistite, constipação intestinal, flatulência, gota, hipertensão arterial.

    A água da melancia ocasiona grandes descargas de ácido úrico.

    Dificilmente combina com outros alimentos sólidos ou líquidos. Devevemos comela isoladamente, evitando misturas.

MELÃO Cucumis Melo ORIGEM: Ásia

USO TERAPÊUTICO: O melão maduro é tido como calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante, emoliente.
Poderoso contra gota, artrite, reumatismo, inflamações das vias urinárias,
afecções dos rins, cálculos biliários, insuficiência hepática, colite, obesidade, a atonia intestinal, as afecções renais, a litíase renal, a nefrite, a cistite, a uretrite, a leocorréia, a blenorragia.As sementes do melão são tenífugas, etc...

MORANGO Fragaria Vesca ORIGEM:

USO TERAPÊUTICO: A infusão das folhas combate a diarréia crônica, favorece a diurese, combate verminoses, acaba com inflamações, elimina o catarro das vias respiratórias superiores.
Também elimina o ácido úrico, os cálculos na bexiga, rins e bilíares, acaba com doenças dos rins, perturbações circulatórias.
Contra a gota e reumatismo: coma 1,5 de morango durante vários dias.
Contra as sardas, misture o suco de morango com de limão e friccione na pele.

PÊRA Pyrus Communis ORIGEM: Variada

USO TERAPÊUTICO: depurativo do sangue, hipertensão arterial, inflamação da bexiga, litíase uinária, doenças renais, prisão de ventre.
Eficaz no tratamento de eliminação de gorduras (consumir em regimes com combinação de iogurte e pão integral)

PÊSSEGO Prunus Persica ORIGEM: Norte da China

    USO TERAPÊUTICO: Doenças do coração, gota, inflamações dos rins, hipertensão arterial, coqueluche, depurativo do sangue. É ótimo drenador dos canais hepáticos. Bom também contra a prisão de ventre.

ROMÃ Punica Granatum ORIGEM: Oriente Médio, norte da África, etc ...

    USO TERAPÊUTICO: As flores da romãzeira servem contra as diarréias e a leucorréia. Já o fruto é tenífugo. Na casca do fruto e da árvore, e raiz, prepara-se um decocto contra as diarréias e disenterias.

    ATENÇÃO: Não usar a casca da árvore ou a raiz sem orientação de um profissional homeopáta.

UVA Vitis Labrusca (Americana) V. Vinífera (Européia) ORIGEM: America Central e Europa

USO TERAPÊUTICO: O suco é depurativo do sangue, é excelente meio contra a obesidade. As chamadas "curas de uvas" para doentes do estômago, fígado, intestino e circulação são populares. A pessoa deve alternar sua alimentação, escolhendo alguns dias alternados consumindo exclusivamente uvas selecionadas e frescas. É ótimo drenador dos canais hepáticos. Comer as uvas, com casca e as sementes, ou beber 1 a 1,5 litro do suco natural fresco.

AZEITONA Olea Europaea ORIGEM: Ásia Menor e todo Oriente Médio


USO TERAPÊUTICO: AZEITE: Quando obtido por extração a frio, tem espetacular valor dietético e terapêutico. Sua gordura não se armazena nos tecidos e ainda impede a formação de acúmulo de gordura, é usado nos casos de doentes do fígado, vesícula biliar, aparelho circulatório, estômago, intestinos, pele e sistema renal.
Emprega-se ainda o azeite em inflamações e irritação das mucosas, afecções do nariz, garganta e ouvidos

Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.