sexta-feira, 29 de julho de 2011 0 comentários By: nonete
tulo 01 - As Nossas Deficiências de Saúde e a Sua Compensação Natural
Capítulo 02 - Frutos
Capítulo 03 - Legumes e Verduras
Capítulo 04 - Condimentos
Capítulo 05 - Alimentos Fornecedores de Energia
Capítulo 06 - Alimentos de Origem Animal
Capítulo 07 - Regimes Depurativos
Capítulo 08 - Doenças do Sistema Circulatório
Capítulo 09 - Doenças do Aparelho Digestivo
Capítulo 10 - Doenças do Metabolismo
Capítulo 11 - Doenças da Pele
Arial, Helvetica, sans-serif" color=#000000 >Capítulo 12 - Doenças do Sistema Nervoso
Capítulo 13 - Tuberculose
Capítulo 14 - A Alimentação na Gravidez
Capítulo 15 - Alimentação Moderna da Criança
Capítulo 16 - O Câncer
Capítulo 17 - Comentário Final
Capítulo 18 - Normas Fundamentais Para a Preparação de um Regime Sadio
domingo, 24 de julho de 2011 1 comentários By: nonete

Onde utilizar o Óleo de Eucalipto Citriodora

Onde utilizar o Óleo de Eucalipto Citriodora - Salutar

SAUNAS

Suas qualidades terapêuticas, relaxantes e embelezadoras proporcionam notáveis benefícios ao organismo e deliciosa sensação de bem - estar.

Benefícios da sauna:

  • Limpa as impurezas do organismo (ácido úrico, sais minerais e toxinas);
  • Alivia dores de coluna e dores reumáticas;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Aumenta a oxigenação dos pulmões;
  • Combate a bronquite, a gripe, o resfriado e a sinusite;
  • Combate a celulite, a flacidez e a obesidade;
  • Previne o stress e a hipertensão.

Como usar o Óleo de Eucalipto na sauna:

  • Aplicar algumas gotas na saída do vapor (sauna úmida), ou sobre as pedras (sauna seca).

LIMPEZA, DESINFECÇÃO, AROMATIZAÇÃO DE AMBIENTES

  • Uso doméstico: Diluir uma porção do Óleo de Eucalipto (uma tampa do frasco) em um balde com água para limpeza de pisos, azulejos, vasos sanitários ou aplicar algumas gotas diretamente no local desejado e espalhá-lo com pano úmido;
  • Ambiente com animais: Após a limpeza, aplicar algumas gotas do Óleo de Eucalipto no local e espalhá-lo com um pano, eliminado o mau cheiro, afastando moscas e mosquitos, além de deixar um toque de perfume no ar;
  • Como repelente de moscas e pernilongos: Umedecer um pedacinho de pano, estopa ou chumaço de algodão com o Óleo de Eucalipto, colocá-lo em um recipiente (um pires) e deixá-lo no local desejado, de preferência no alto.

GRIPES E RESFRIADOS

  • Por ser um excelente descogestionante, é muito procurado para auxiliar nos tratamentos de gripes, resfriados, catarros e afecções das vias respiratórias, através de inalação;
  • Num recipiente com água fervente, pingar algumas gotas do Óleo de Eucalipto (de 5 a 8), cobrir a cabeça com uma toalha e inspirar o vapor durante alguns minutos;
  • Pingar 3 ou 4 gotas num lenço e cheirá-lo, sem deixar o Óleo de Eucalipto ter contato com a pele;
  • Ao deitar-se, colocar no ambiente um pequeno recipiente com água quente e algumas gotas do Óleo de Eucalipto para respirar melhor e ter um sono tranquilo.

FABRICAÇÃO

  • Por ser um agente concentrado, Óleo de Eucalipto Citriodora é indicado para a fabricação de desinfetantes.

DICAS DE USO

  • Umedeça um pedacinho de pano ou estopa, coloque debaixo do banco do carro e adeus cheirinho de cigarro ...
  • Para dores nas articulações: fazer compressas, molhando uma toalha num recipiente com água morna e com algumas gotas do Óleo de Eucalipto (de 5 a 10) e aplicar na região afetada.
quarta-feira, 20 de julho de 2011 0 comentários By: nonete

AGRIÃO DO BREJO

Nasturtium officinale R. Br.

Nome científico: Nasturtium officinale R. Br.

Família: Brassicaceae.

Sinônimos botânicos: Cardamine fontana Lam., Nasturtium fontanum (Lam.) Asch., Radicula nasturtium-aquaticum Britt. & Rendle, Rorippa nasturtium-aquaticum (L.) Hayek, Rorippa nasturtium Beck, Sisymbrium nasturtium-aquaticum L.

Outros nomes populares: agrião-do-brejo, agrião-d’agua-corrente, agrião-da-europa, agrião-da-fonte, agrião-da-ponte, agrião-de-lugares-úmidos, agrião-oficinal, berro, cardamia-jontana, cardomo-dos-rios, mastruço-dos-rios, saúde-do-corpo. Cresson (francês), water-cress (inglês), crescione (italiano).

Constituintes químicos: ácido ascórbico, ácido pantotênico, alanina, arginina, beta-caroteno, cobre, enxofre, ferro, fosfato, glicina, gluconasturtina, histidina, iodo, óleo essencial sulfo-azotado amargo e volátil (isosulfocyanato de allyla), potássio, taninos, pró-vitamina A, vitaminas A, C, B, K.

Propriedades medicinais: adstringente, antiescorbútica, anti-icterícia, antiinflamatória, anti-séptica das vias respiratórias, antitérmica, antitussígena, béquica, cicatrizante, depurativa, descongestionante, desintoxicante, despigmentadora, digestiva, diurética, excitante, expectorante, fluidificante, fortalecedora dos cabelos, peitoral , restauradora, tônica.

Indicações: abscessos, ácido úrico, amenorréia, anemia, anorexia, apetite (abrir), bócio, cabelos (caspa, fios e couro oleosos, fortalecer, quebradiços, estimular crescimento, evitar queda), cérebro (oxigenar), colecistite, colelitíase, colite (antiinflamatório), coração (debilidade, normalizar o ritmo), debilidade geral, dente (dor), depurativa, diabete, digestão (favorecer, laxativa, desordens), dismenorréia, dispepsia (com flatulência e azedume), diurético, escorbútica, escrofulose, estimulante, febre, feridas, fígado (disopilante, icterícia, problemas do), gengivas (fortalecer), hidropisia, intestino grosso (enfermidades), intestinos (atonia, catarro), memória (fortalecer), morféia, nicotina (antídoto, diminuir efeitos), pele (acnes, afecção, cansada, dermatose, descongestionar, frieiras, manchas, sardas, sem viço), pulmão (afecção brônquio-pulmonar, bronquite crônica, catarro, expectorante, tuberculose pulmonar), raquitismo, regular o equilíbrio hídrico do corpo, reumatismos, rins (anúria, uremia, litíase, pedras), salivação (aumentar), sarampo, secreções (aumentar), sífilis, sistema digestivo (irritado, inflamado, sangrando, colite ulcerativa), tabagismo, tônica, toxinas do corpo (limpar), transpiração (aumentar), unhas, varíola, vermes, vesícula (estase biliar), vias respiratórias (descongestionante), vias urinárias (cálculos, cistite).

Parte utilizada: toda a planta.

Contra-indicações/cuidados: mulheres no início da gestação. O agrião que cresce junto a águas paradas, pode transmitir tifo.

Efeitos colaterais: pode causar irritações no estômago e nas vias urinárias de gestantes e em grandes quantidades pode provocar aborto.

Modo de usar: xarope, suco ou in natura, na forma de saladas.
- compressas: manchas, sardas, acnes, descongestionar a pele;
- cremes, loções e compressas: frieiras nos pés, feridas, abscessos;
- cataplasma: cicatrização, eczemas, úlceras escorbúticas, escrofulosas etc.;
- decocção (único caso) de colherada de folhas frescas em uma xícara de água. Ferver, por três minutos, em fogo moderado, filtrar após dez minutos. Adicionar suco de limão, laranja ou tomate fresco. Beber em duas vezes, durante o dia: bronquite, depurativo, diurético;
- folhas e talos frescos em saladas: afecções dos brônquios, anemia, bócio, diabetes, digestivo, elimina o excesso de ácido úrico, escorbuto;
- infusão a frio de uma colher bem cheia de folhas e flores frescas em uma xícara de água. Deixar toda a noite. Espremer bem o agrião e filtrar. Beber a infusão pela manhã, em jejum;
- infusão, extratos ou tintura: bronquite, febre, escrofulose, raquitismo, hidropisia, icterícia, cistite, colites, problemas do fígado, anúria, tosses catarrais, tuberculose pulmonar, uremia, bócio;
- loção de 50 g de suco de agrião e 10 g de essência de amêndoas amargas: pele avermelhada devido ao vento ou ao sol;
- mastigar algumas folhas de agrião por dia, para ativar a salivação e reforçar as gengivas.
- suco com mel ou suco de abacaxi: bronquite, tosse, catarros, tuberculose pulmonar, eliminar os efeitos do fumo nos pulmões;
- suco puro, meio copo todos os dias: bronquite crônica;
- suco: esmagar em um pilão uma grande porção de folhas e talo frescos, colocar em um pano limp, torcer e extrair todo o uso. Filtrar e consumir 40 g por dia: escorbuto, febre persistente, icterícia;
- sopa (caldo verde), junto com outras ervas (tais como rúcula e couve);
- xampus, máscaras, condicionadores: cabelos;
- xarope de 250 gramas de agrião, uma clara de ovo e 350 gramas de açúcar.



AGRIÃO (Nasturtiüm Offiánale)

O agrião é uma planta que contém uma dose excepcional de sais minerais, contendo cinco vezes mais ferro que a couve, a alface e o salsão; é a segunda planta que contém mais enxofre, é rica em sódio, em cálcio e em potássio.

Cem gramas de agrião nos fornecem 23 calorias, 1,70g de proteínas, 3,30g de hidratos de carbono e 0,30g de gorduras. Os antigos escritores gregos utilizavam os grandes poderes revitalizantes do agrião, consideravam-o como um excelente expectorante, afrodisíaco e específico também para o tratâmento da escabiose (sarna).

A ingestão de suco de agrião é recomendável para o tratamento de eczemas, enfermidades do fígado, icterícia, dispepsia, escrofulose, enfermidades dos rins, cálculos, enfermidades da pele, herpes, varíola, sarampo, reumatismo, gota, artritismo e como vermífugo.

O suco do agrião tem sabor muito forte para ser tomado sem diluição, mas pode ser ingerido facilmente quando misturado com outros sucos. Esse suco ingerido diariamente em doses de 60 a 150g, ajuda no tratamento das bronquites crônicas, provocando abundante expectoração muco-purulento.

Aplicado em fricções sobre o corpo, suaviza a pele; em fricções sobre o couro cabeludo é usado para evitar a calvície. Misturado com suco de pepino é excelente para a remoção do ácido úrico que causa o reumatismo. Com nabo redondo, cenoura e espinafre é bom para a anemia. Junto com cenoura, salsa e suco de batata é útil na limpeza dos pulmões e tem ocasionado melhoras em pessoas que sofrem de enfisema.

Misturando-se o suco com mel obtém-se xarope usado no combate à tosse, à bronquite e à tuberculose pulmonar.
Não despreze os talos na elaboração dos sucos, pois neles estão os principais valores nutritivos do agrião. Também é efetivo contra a formação de aftas.

Tags/termos: agrião benefícios,beneficios do agrião,suco de agrião benefícios,sumo de agriao,sucos de plantas medicinais,chá de agrião bom para couro cabelodo,beneficios do suco de agriao,suco de agriao,beneficios do suco de pepino,agrioes beneficios
quarta-feira, 13 de julho de 2011 0 comentários By: nonete

Berinjela
De origem indiana, a berinjela é um dos ingredientes que sempre devem fazer parte da alimentação. Por não apresentar gorduras e pelo seu conteúdo de fibras, vitamina (vitamina C e folacina) e, principalmente minerais (cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro) ela é indicada para as pessoas que querem manter a forma e a saúde. Muito tem se falado da ação do suco ou chá de berinjela na redução do nível de colesterol. Faz-se assim: coloque uma fatia pequena de casca crua ou seca de berinjela em uma xícara de chá de água em fervura. Deixe borbulhando por cinco minutos. Abafe e espere descansar por 15 minutos. Coe. Tome 1 xícara desse chá, duas vezes ao dia, sendo a primeira dose de manha, em jejum. Os pesquisadores ainda não desvendaram totalmente como agem os princípios ativos da berinjela, mas acreditam que eles inibam, em parte, a absorção intestinal de gorduras.

Brócolis
Alimento rico em cálcio, ferro e vitamina A. É recomendado para pessoas que apresentam anemia ou necessitam de cálcio (crianças, adolescentes, idosos e portadores de osteoporose). Também é calmante, laxativo e diurético.

Cebola
Entre as vitaminas encontradas na cebola estão a folacina, vitamina C e vitaminas B6. Os principais minerais encontrados são o sódio, potássio, fósforo e cálcio. Possui substâncias que ajudam na dissolução de coágulos. Por isso é utilizada como alimento na prevenção de tromboses. Indicada para dieta de pessoas que possuem patologias relacionadas com o aparecimento de trombose como diabetes, hipertensão, dislipidemias e obesidade.

Couve
Contém vitamina B e mais vitamina C que a maioria das frutas cítricas. É muito rica em minerais, principalmente em enxofre, potássio, iodo, cobre, flúor, cálcio, fósforo e ferro. Por isso é considerado um alimento que restabelece a necessidade de minerais em nosso organismo. As propriedades medicinais da couve são muitas: previne e combate distúrbios da glândula tireóide, as enfermidades do fígado, cálculos da vesícula e dos rins, as hemorróidas, a colite ulcerosa, as menstruações difíceis e dolorosas e a anemia. O suco é usado como cicatrizante de úlceras do estômago e duodeno. O suco do talo da couve combate o desejo de bebidas alcoólicas. Fervida em água fervente por 1 minuto, e coada, obtém-se um caldo para combater a tosse, asma, catarro e doenças inflamatórias da pele.

Cenoura
É importante na alimentação da mulher grávida, do bebê e da criança, pois ajuda na formação do sistema nervoso, atua na boa formação dos ossos e dos dentes e, torna o organismo mais resistente as infecções. Esse bom desempenho deve-se ao fato da cenoura ser rica em caroteno, contendo ainda vitaminas B, C, D e K, cloro, flúor, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, potássio, arsênico, cobalto, iodo, manganês e silício. Tem também uma boa dose de açúcar. Por estimular o apetite e aumentar o número de glóbulos vermelhos do sangue, é indicado nos casos de anemia. Também facilita o trabalho dos intestinos, pois estimula a vesícula, combatendo a prisão de ventre. Atua como tônico e revitalizador nos casos de fraqueza ou carência (tuberculose, pós-operatório, etc.). Fortifica e revigora células do cérebro, combate o cansaço mental e restaura o sistema nervoso. Comer a cenoura crua é a melhor forma de se aproveitar tudo o que ela tem de bom. O suco de cenoura puro combate às cólicas renais e elimina o excesso de água no organismo. Também age contra o reumatismo e a gota. Misturado com mel limpa às vias respiratórias e elimina catarros, tosse e rouquidão. Ela também tem um efeito decisivo sobre a pele, mantendo sua elasticidade e juventude, fortalece ainda o cabelo e as unhas.

Espinafre
É um dos vegetais mais ricos em ferro, mas é igualmente importante fonte de vitaminas A, B, C e D. Contém cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio e magnésio. Por sua riqueza em ferro, é recomendado para pessoas anêmicas e desnutridas. É um dos vegetais mais importantes para corrigir o excesso de ácidos formados no organismo. É excelente para pessoas de vida sedentária, por combater a pressão arterial alta, arteriosclerose e artrites. O espinafre deve fazer parte da alimentação das crianças, porque atua de forma eficiente na ação do crescimento (fervido levemente no vapor, com os talos pode ser servido nas sopinhas, papas de legumes ou bem picadinho no meio de outros legumes. Como o gosto é forte convém usá-lo aos poucos).

Hortelã
Têm vitaminas A, B, C e minerais de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Tem ainda mentol, que reúne propriedades antiespasmódicas (aliviam as cólicas), calmantes, tônicas e anti-sépticas. Facilita a digestão, combate à formação de gases, de cálculos da vesícula, vômitos e icterícia. No aparelho respiratório favorece a expulsão dos catarros e impede a formação de mais mucos. É um bom remédio para a laringite. A hortelã é indicada nos espasmos de estômago e cólicas intestinais e biliares. É ainda excelente para obter um hálito refrescante., mastigando-se uma folhinha.

Limão
Conhecido pela sua elevada quantidade de vitamina C, é recomendado para combater gripes e resfriados. O chá de limão com alho e hortelã é uma receita já muito conhecida e antiga. A sua composição nutricional apresenta vitaminas do complexo B, sódio, cálcio, magnésio e potássio.

Mamão
O mamão contém uma substância denominada papaína que apresenta várias finalidades como, por exemplo, facilitador da digestão, além de ser utilizado na indústria alimentícia, farmacêutica e na cosmética. Assim como a banana, o mamão é rico em potássio. Apresenta, entre os seus nutrientes, beta-caroteno, vitamina C, B1, B2, B6, niacina, folacina, sódio, cálcio, magnésio, zinco e fósforo.

Manjericão
O Manjericão é uma planta aromática com folhas ovuladas. Ideal para dar gosto em pratos à base de queijos, tomates, vegetais, saladas e é muito empregado em massas à moda italiana. Ajuda em casos de má digestão, cólicas e afecções das vias respiratórias. As folhas e flores são usadas no tratamento dos gases intestinais

Pimentão
Só deve ir para a panela no final do cozimento, preservando suas propriedades. De qualquer cor, o pimentão é uma extraordinária fonte de vitamina A e principalmente C. Ajuda e acelera a cicatrização de feridas; previne a arteriosclerose; controla o colesterol. Aumenta a resistência física, combate alergias e previne a formação de hemorróidas. Em combinação com o suco de cenoura, é um excelente auxiliar na eliminação de manchas da pele. Suco de pimentão, cenoura e espinafre misturado aliviam as cólicas e dores abdominais causadas pelo excesso de gases.

Quiabo
Rico em fibras funciona como regulador do intestino e até suave laxante. É rico principalmente em ferro e cobre. É rica também em cálcio, fósforo, vitamina A, B e C. Infusões feitas com os frutos e as folhas, adoçadas com mel são valiosas no tratamento de pneumonias e bronquites. É um alimento recomendado na convalescença dos portadores de tuberculose. Sua baba é fácil se retirar pingando algumas gotas de limão depois de cortadinho.

Rúcula
Em seu sabor picante há grande quantidade de vitaminas A e C, potássio, enxofre e ferro. Exerce uma ação especial sobre o funcionamento dos intestinos atuando como antiinflamatório nas colites. É usada em saladas cruas. O suco de rúcula combinado com o de agrião provoca uma verdadeira limpeza e desintoxicação do organismo. Como as duas folhas tem sabor muito forte, é aconselhável misturá-las ao suco de cenoura ou laranja.

Salsa
É uma das melhores fontes de vitamina A, também potente em vitamina B, C, cálcio, potássio e fósforo, enxofre, magnésio e ferro. É diurética, estimulante e depurativa, combate a formação de gases e é eficaz no tratamento do reumatismo. O suco puro aplicado em compressas faz desaparecer os “galos” arroxeados das pancadas. Um chumaço de algodão umedecido em seu suco introduzido no nariz estanca a hemorragia nasal. O chá da raiz de salsa (de sabor adocicado) combate à obesidade e deve ser tomado de manhã, em jejum.

Tomate
O tomate é fundamentalmente rico em vitamina C e em potássio, sua maior força. Contém ainda vitaminas A, B e K, cálcio, fósforo, ferro, sódio e cloro. Contém boa quantidade de licopeno. O licopeno é encontrado em maior quantidade nos tomates mais vermelhos. É uma substância antioxidante que quando absorvido pelo organismo ajuda a impedir e reparar os danos às células.
Também contêm betacaroteno, que funciona como um carotenóide pró-vitamina A. Isso significa que o betacaroteno é convertido em vitamina A apenas quando é preciso pelo organismo. Além disso, vitamina C e betacaroteno são antioxidantes, como o licopeno, e podem ajudar a proteger as células saudáveis dos danos causados pelos radicais livres.